Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > HUMAITÁ > ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO > Matérias Ensino, Pesquisa e Extensão > Experimentos de Física são realizados por alunos do IFAM

Experimentos de Física são realizados por alunos do IFAM

publicado: 17/09/2018 10h02 última modificação: 17/09/2018 10h03

Nos meses de agosto e setembro o Instituto foi palco de experimentos de Física sobre termodinâmica e óptica, realizados pelo professor José Alberto do Nascimento Pinho juntamente com os discentes dos Cursos Técnicos Integrados em Agropecuária, Informática e Administração.

Os experimentos foram direcionados para a Termodinâmica e Óptica, a primeira estuda as quantidades de calor trocadas e os trabalhos realizados num processo físico, envolvendo um corpo ou sistema de corpos e o resto do universo que denominamos meio exterior, os experimentos realizados em relação a termodinâmica trabalharam com máquinas térmicas como o motor a vapor, e também voltados a calor e pressão. Já a segunda é o ramo da física que estuda a luz, nela é estudado os espelhos, as lentes, o olho humano e os instrumentos ópticos. Os alunos realizaram experimentos de óptica que trabalham com a ilusão de ótica, os caminhos da luz, tipos de fenômenos (reflexãorefração e absorção), verificar os tipos de lentes (esféricas, lupas).

As turmas de primeiro ano estudaram a Cinemática, que é o ramo da mecânica que estuda o movimento dos corpos ou partículas, sem referência a massas ou a forças. Outros experimentos foram sobre Dinâmica, que é o ramo da mecânica que estuda o movimento de um corpo e as causas desse movimento. Estuda-se as leis de Newton: Lei da Inércia; Lei fundamental e Lei da Ação e Reação

Para o professor José Alberto “As atividades práticas na área de Física são importantes para que os discentes ‘aprendam fazendo’, ultrapassem o conhecimento teórico e coloquem em prática os conceitos e aplicações abstratas. Os experimentos conseguem demonstrar o que foi visto em sala de aula, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. ”