Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > HUMAITÁ > ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO > Matérias Ensino, Pesquisa e Extensão > IFAM / NUPA Campus Humaitá marcam presença na FENACAM 21

IFAM / NUPA Campus Humaitá marcam presença na FENACAM 21

por publicado: 11/12/2021 09h56 última modificação: 11/12/2021 10h49

IFAM / NUPA CAMPUS HUMAITÁ MARCAM PRESENÇA NA FENACAM 21

O Campus Humaitá compôs a delegação amazonense que viajou até Natal – RN para participar do maior evento da Aquicultura Brasileira, A Feira Nacional do Camarão (FENACAM).

Durante os dias 16 a 19 de novembro de 2021 a Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC) promoveu na cidade de Natal (RN) a Feira Nacional do Camarão - FENACAM’21, na sua 17ª edição, contemplando ainda XVII Simpósio Internacional de Carcinicultura; XIV Simpósio Internacional de Aquicultura; XVII Festival Gastronômico de Frutos do Mar; XVII Sessões Técnicas e Cientificas – Aquicultura e Carcinicultura e a XVII Feira Internacional de Serviços e Produtos para a Aquicultura.

A delegação amazonense foi composta pelo Prof. Dr. Rafael Lustosa Maciel e pelos discentes Márcio Cunha, Julian Marreira, Munize Xavier e Emily Freitas ambos do curso técnico em Recursos Pesqueiros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas campus Humaitá; pela Gestora de Piscicultura, Jeane Soeiro, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-AM) que viabilizou a ida de empresários/piscicultores de Humaitá, dentre eles alguns diretores da Associação dos Aquicultores de Humaitá (AQUAHUMA) além de alguns empresários da Região Metropolitana de Manaus. Participando ainda do evento estava o Prof. Dr. Rogério de Jesus do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Durante o evento os alunos participaram das Sessões Técnicas e Cientificas de Aquicultura expondo os trabalhos realizados no campus por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-Jr) e Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX).

Ao longo da FENACAM, com o apoio do CREA (CE) e da Associação dos Engenheiros de Pesca do Ceará (AEP-CE) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), foi viabilizada uma visita técnica a Fazenda Carnaubinhas, propriedade com 80 hectares de lâmina de água produzindo camarão. Para o Prof. Dr. Rafael Lustosa, “a visita foi o ápice de toda a viagem, possibilitando um contato inédito dos alunos com a carcinicultura (cultivo de camarões) que só era vista em slides e vídeos nas disciplinas de aquicultura e carcinicultura, essa visita com toda certeza também possibilitou a ampliação dos horizontes por parte dos empresários ao se depararem com o tamanho do empreendimento e o elevado grau de tecnificação da produção”.

Ainda durante a realização da feira houve o lançamento oficial da segunda edição do livro Tecnologia do Pescado - Ciência, Tecnologia, Inovação e Legislação, organizado pelo Prof. Dr. Alex Augusto Gonçalves que realizou um sorteio para doação de um exemplar, sendo o Prof. Rafael do IFAM Humaitá contemplado pelo mesmo, que imediatamente doou para a Biblioteca do campus.

Os recursos que viabilizaram a ida dos estudantes foram obtidos através do projeto IFAM NA FENACAM - práticas pedagógicas extracurriculares contribuindo para a elevação da qualidade do ensino técnico, através da participação em eventos científicos, aprovado no edital EDITAL N° 02/ 2021 IFAM/CAMPUS HUMAITÁ PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROJETOS INTEGRAIS DO CAMPUS HUMAITÁ.

Fonte: NUPA Campus Humaitá