Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > HUMAITÁ > ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO > Matérias Ensino, Pesquisa e Extensão > PESQUISA SOBRE EPT NO SUL AMAZONENSE

Notícias

PESQUISA SOBRE EPT NO SUL AMAZONENSE

por publicado: 31/08/2023 14h31 última modificação: 31/08/2023 14h31







Pesquisa sobre EPT no Sul Amazonense reúne representantes de órgãos públicos e da Sociedade Civil no IFAM, Campus Humaitá

 

capa

 

Na tarde desta terça-feira (29 de agosto), aconteceu no IFAM - campus Humaitá, uma reunião de grupo focal da pesquisa “Dinâmica socioeconômica e EPT na Amazônia: uma análise dos cursos ofertados pelo IFAM no Sul Amazonense”, coordenada pelo Prof. João Maciel. Apoiada com recursos do Edital 015/2022-PROEPT/FAPEAM, a pesquisa tem o objetivo de analisar a articulação da oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) vinculados ao Eixo Recursos Naturais, dos Campis do IFAM em Boca do Acre, Lábrea e Humaitá, com as políticas públicas de apoio ao desenvolvimento socioeconômico regional e as possibilidades de emancipação humana. Além de Humaitá, a pesquisa considera também os municípios de Lábrea e Boca do Acre.

Durante a abertura da reunião, o Prof. José Alberto Pinho, Chefe do DEPE e Diretor Interino do campus Humaitá, agradeceu a presença dos convidados e reafirmou a disponibilidade e esforços do IFAM para atender as demandas das instituições e sociedade local. Após uma breve apresentação da pesquisa, a palavra foi facultada aos presentes, que expressaram suas impressões e considerações acerca da presença do IFAM nesta região do Amazonas.

Representantes da Coordenação de Educação do Campo da SEMED, da Secretaria Municipal de Agricultura, do IDAM, do SINTEAM e da Associação dos Produtores da Comunidade Paraiso Grande, além de outros docentes do IFAM presentes na reunião, indicaram avanços, pontos críticos e possibilidades de potencialização da contribuição do IFAM para o desenvolvimento socioeconômico da região.

Ao final, os participantes avaliaram a reunião como um momento rico de reflexão sobre o que tem sido a atuação do IFAM no município. Para o coordenador da pesquisa, este grupo focal foi além das expectativas e contribuirá para o alcance de um dos resultados previstos inicialmente, que é estabelecer um canal permanente de discussão entre diferentes setores do espaço social, de maneira a viabilizar o monitoramento e atualização da Política de EPT na Mesorregião.

A pesquisa prosseguirá através da realização de outras atividades de grupos focais, com outros atores e em outros municípios, bem como com o levantamento de dados secundários e entrevistas individuais. A expectativa é que até meados de 2024, a pesquisa seja concluída e seus resultados sejam divulgados por meio da realização de um Seminário Regional.

 

Texto: João Maciel de Araújo

Fotos: Ana Carla Ponce Teixeira