Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > HUMAITÁ > ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO > Matérias Ensino, Pesquisa e Extensão > Professores Tenharim são recebidos no IFAM Humaitá

Professores Tenharim são recebidos no IFAM Humaitá

por publicado: 08/07/2023 16h41 última modificação: 08/07/2023 19h12

Professores Tenharim são recebidos pela Direção do IFAM Campus Humaitá

Na manhã desta sexta-feira (07/07) um grupo de professores Tenharim da Aldeia Marmelos foram recebidos pela Diretor Geral, Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Coordenador Geral de Ensino e Professores de diferentes áreas do IFAM, Campus Humaitá. A reunião foi articulada pela Coordenação do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas - NEABI do Campus e contou também com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e Coordenação de Educação Indígena da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), além de alunos envolvidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão junto a povos indígenas da região.

Na ocasião, o professor Humberto Tenharim falou sobre as intenções de sua etnia em consolidar uma parceria com o IFAM e entregou um documento com demandas de curto, médio e longo prazo ao Diretor Geral, Prof. Adamir Nina Júnior. O Diretor Geral lembrou que desde sua criação, há dez anos, o Campus está de portas abertas para os povos indígenas da região Sul do Amazonas e assumiu o compromisso de buscar a viabilização das demandas contidas no documento.

Entre os pontos destacados no documento estão a necessidade de cursos em variadas áreas do conhecimento, especialmente na área de Formação Continuada de Professores Indígenas e a adoção de medidas que visem a permanência e êxito de alunos indígenas em cursos ofertados pelo IFAM. Os representantes da SEDUC e SEMED presentes na reunião se puseram à disposição e reafirmaram sua disponibilidade em contribuir com uma agenda positiva relativa à educação escolar indígena.

A coordenadora do NEABI do Campus IFAM, professora Inaê Level, avaliou como extremamente oportuna a reunião, tendo em vista as expectativas de retomada e aprimoramento de políticas públicas de reconhecimento de direitos dos povos indígenas. Ao fim, encaminhou-se que o NEABI do Campus deve sistematizar uma proposta de ações objetivas para os próximos meses, com base nas demandas apresentadas e nas possibilidades do IFAM.

Professores Tenharin

Fonte: NEABI.