Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > HUMAITÁ > ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO > Matérias Ensino, Pesquisa e Extensão > Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020

Localmente a SNCT 2020 ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de junho e foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube IFAM Campus Humaitá.
por publicado: 24/06/2021 11h06 última modificação: 24/06/2021 12h07

Campus Humaitá realizou a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2020

A 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2020 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas teve como tema: Inteligência Artificial para o desenvolvimento dos povos da floresta. O evento totalmente gratuito ocorreu de 14 a 18 de junho com a programação geral ficando a cargo da Pró-Reitoria de Pesquisa e pós Graduação e Inovação (PPGI) tendo sido transmitido via on-line através do Canal do YouTube TV IFAM.

Localmente o evento ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de junho e foi organizado pelo Setor de Pesquisa e Inovação do campus juntamente com a Comissão Organizadora da SNCT – Campus Humaitá. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube IFAM Campus Humaitá e os vídeos estão disponíveis naquele canal.

A programação iniciou-se com uma mesa de abertura contando com a participação do Coordenador de Pesquisa e Inovação do campus Humaitá Prof. Dr. Rafael Lustosa Maciel; com a chefe do Departamento de Ensino Pesquisa e Extensão Profa. M.a. Cristiangrey Quinderé Gomes e com a Diretora Geral Profa. M.a. Alline Penha Pinto.

As palestras proferidas ao longo do evento abordaram os mais variados temas tais como: Aquaponia; extensão pesqueira; utilização integral do pescado; desenvolvimento de pesquisa em Rede, novas ferramentas aplicadas ao monitoramento da biomassa florestal, Inteligência Artificial aplicada as propriedades rurais.

O evento contou ainda com a 1º Roda de Conversas com Egressos de Cursos Técnicos Integrados do IFAM-Campus Humaitá: experiências e trajetórias dos novos sujeitos do desenvolvimento científico conduzida pelo Prof. Dr. João Maciel contando com a participação dos ex-alunos: Aden Azevedo (Tec. em Informática, IFAM; graduando Computação, UNIR); Gustavo Catusso Balbinot (Tec. em Informática, IFAM; graduando Eng. Controle e Automação, IFRO); Harleson da Cruz Cândido (Tec. em Informática, IFAM; graduando Tec. Análise e Desen. Sistema, IFRO) e Márcus Vinícius Lobo (Tec. em Informática, IFAM; graduando Computação, UNIR).

O ápice do evento ocorreu durante a realização do Prêmio JORTEC 2020 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação que premiou os 3 melhores Projetos de Iniciação Cientica (PIBIC- jr) desenvolvidos no período de 2019/2020. O campus Humaitá foi classificado em 1º Lugar com o trabalho da aluna egressa do curso de Administração: Pâmela Miranda de Carvalho intitulado "Um olhar sobre as crenças e suas implicações quanto às práticas discursivas imbricadas no sujeito professor de línguas do curso técnico em administração do IFAM Campus Humaitá", sob a orientação da Profa. Ma. Daianne Severo da Silva e co-orientação da Profa. M.a. Grazielle Vieira Garcia.

A SNCT – Campus Humaitá contou com o apoio das instituições parceiras dentre elas: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, (IFPA - Campus Santarém); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO – Campus Calama); Secretaria de Produção Rural (SEPROR) através da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (SEPA) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas. (IDAM – Manicoré).

Fonte: Setor de Pesquisa e Inovação do Campus.