Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > HUMAITÁ > INSTITUIÇÃO > Noticias > 1ª Formação de Educação Especial e Inclusiva

1ª Formação de Educação Especial e Inclusiva

por publicado: 12/12/2023 20h19 última modificação: 15/12/2023 10h23

1ª Formação de Educação Especial e Inclusiva do IFAM- campus Humaitá

A “I Formação de Educação Especial e Inclusiva do IFAM-campus Humaitá” foi realizada no IFAM/campus Humaitá, nos dias 27/10 e 10/11 de 2023, sob a organização da Equipe Multiprofissional: CAPNE, Núcleo de Saúde, Assistente Social, Psicopedagogas e CAE. O objetivo foi sensibilizar e embasar os docentes e técnicos ligados ao ensino para melhorias no planejamento e atendimento aos alunos com necessidades educacionais específicas.

O primeiro dia de atividades foi marcado por apresentações da temática e relatos de experiências. Além das palestras de cunho normativo e pedagógico, ministradas pelas psicopedagogas e assistente social do campus, foram convidados, para compartilhar suas experiências, dois ex-alunos PCDs: Kethellen Humbelino, cega que concluiu o curso de informática em 2019 e Cleydson Vinícius Trindade, com transtorno específico da aprendizagem, mais conhecido como dislexia. Os dois ex-alunos relataram suas dificuldades, estratégias de superação, intervenções e adaptações curriculares feitas pela CAPNE, durante a realização de seus cursos técnicos na instituição. Por fim, informaram suas atuais atividades e agradeceram aos professores do campus Humaitá pelo trabalho realizado.

Ainda no primeiro encontro, foi realizada a apresentação de PCCT (Projeto de Conclusão de Curso Técnico) do primeiro discente surdo do IFAM - campus Humaitá, Josias Aguiar do Carmo. O trabalho intitulado “Inclusão de Alunos: Desafios do Ensino por meio da Língua Portuguesa Escrita no Curso de Manutenção e Suporte em Informática” foi interpretado e traduzido de forma simultânea em Libras pelo professor Marcos Serafim dos Santos. O discente foi aprovado com nota máxima e sem ressalvas, além de ser muito elogiado pela banca avaliadora. Essa apresentação foi um dos momentos mais emocionantes tanto para a banca avaliadora quanto para o público presente.

No último dia de formação, houve uma rápida explanação sobre o PEI (Plano Especial Individualizado) feita pelo coordenador da CAPNE, Marcos Serafim dos Santos. Em seguida, os participantes foram separados, conforme os itinerários organizados por área técnica, resultando em quatro equipes para a realização de oficinas. Cada equipe recebeu uma “situação problema” referente a simulação de deficiências que são trabalhadas no dia a dia escolar. Diante disso, foi solicitado que cada equipe desenvolvesse um jogo pedagógico com o objetivo de facilitar o aprendizado das deficiências especificadas. Na sequência, cada equipe expôs o material que produziu. Após as apresentações, a professora formadora Elizangela Lobato, que também é mãe de um aluno PCD, aproveitou a oportunidade para agradecer pela participação no evento e afirmou sentir-se mais confiante na instituição em que seu filho estuda.

O evento foi encerrado com as considerações do Chefe de Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão - DEPE, José Alberto do Nascimento Pinho, que chamou a atenção para importância do tema abordado e ressaltou a necessidade de eventos dessa natureza serem realizados periodicamente. Ainda de acordo com o Chefe de Departamento, essas formações motivam o educador e capacitam na elaboração de novas formas de trabalho, visando facilitar o aprendizado não só dos discentes PCDs, mas de todos.

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS DO EVENTO