Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > HUMAITÁ > INSTITUIÇÃO > Noticias > DIA DOS POVOS INDÍGENAS

DIA DOS POVOS INDÍGENAS

por publicado: 19/04/2024 11h05 última modificação: 19/04/2024 11h06

Dia 19 de abril é um dia de luta, reflexão e celebração. O Dia dos Povos Indígenas é uma oportunidade para (re)conhecermos as ricas tradições, culturas e contribuições dos povos originários de nossa região e de todo o Brasil. O IFAM Campus Humaitá, através do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - NEABI, reforça o seu compromisso com a educação antirracista, educação inclusiva e com a valorização das histórias e dos conhecimentos indígenas.

Este dia não é apenas um momento de celebração, mas também um chamado à ação para garantir os direitos, a terra e a autonomia dos Povos Indígenas, promovendo um futuro onde a justiça e a igualdade prevaleçam. Vamos juntos apoiar e respeitar suas tradições, línguas, epistemologias e o direito de viver de acordo com suas culturas ancestrais.

O IFAM campus Humaitá acredita que a educação é a chave para a transformação social com respeito à diversidade. Por isso, trabalhamos para que nosso currículo e nossas práticas pedagógicas reflitam o respeito e a integração dos saberes indígenas, formando cidadãos conscientes e respeitosos da diversidade que nos enriquece. Essas práticas pedagógicas estão refletidas nas ações e projetos desenvolvidos pelo campus através de:

• Realização de estudos e discussões através do NEABI que é composto por servidores do campus Humaitá.

• Incentivo e financiamento para apresentação de trabalho das estudantes Elisabeth Parintintin e Luana Parintintin, sob a orientação do professor Dr. João Maciel de Araújo e acompanhamento da professora Ma. Ana Paula Batista Lopes no Encontro Nacional de NEAB, NEABÍ e grupos correlatos da Rede Federal de Educação em Minas Gerais;

• Participação na Assembleia Regional dos Povos Indígenas do Alto Madeira coma presença da Ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara;

• Realização de Projeto de Extensão “Formação Continuada em Matemática para professores Indígenas” realizado para os povos Tenharin e Parintintin, financiado pelo IFAM e coordenado pelo professor Me. Valderi Dantas e bolsista Iarlem Parintintin;

• Realização do curso FIC de Agricultura Orgânica para as Mulheres Indígenas na Terra Indígena Tenharin, ofertado através do Programa Mulheres Mil;

• Realização do curso “Cultivo de hortaliças, Sistemas Agroflorestais, Compostagem, biofertilizante” na aldeia Baixo Grande do Povo Torá, ministrado pelos professores Dr. Aurélio Diaz Herraiz e Dr. Silvio Vieira da Silva;

• Realização de Visita Técnica com os estudantes do curso Técnico Subsequente Manutenção e Suporte em Informática, sob a supervisão da professora Ma. Ana Paula Batista Lopes;

• Realização do Projeto “Uso do aplicativo Canva nas Práticas Pedagógicas: Uma Experiência com os professores da Escola Municipal Indígena São José na aldeia Pupunha (Povo Indígena Parintintin), com os estudantes do curso Técnico Subsequente Manutenção e Suporte em Informática, sob a supervisão da professora Ma. Ana Paula Batista Lopes;

• Promoção da oficina “Cerâmicas Arqueológicas no Sul do Amazonas: os modos tradicionais de fazer e usar os potes de barro”, coordenada pela professora Dra Silvana Zuse da Universidade Federal de Rondônia. Atividade realizada na V Mostra de Extensão e 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

• Participação no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Humaitá, discutindo as temáticas a respeito das mulheres negras e indígenas. Assento destinado ao NEABI do IFAM, sendo representado pela professora Inaê Nogueira Level (titular) e a Assistente Social Márcia Trigueiro (suplente).

• Realização do Minicurso “Direitos dos Povos Indígenas”, ministrado pela liderança indígena Angelisson Tenharim. Atividade realizada na V Mostra de Extensão e 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

• Execução de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC Jr). Foram realizadas as pesquisas: “Saberes Indígenas no Sul Amazonense: representações do povo Parintintin sobre expansão capitalista, territorialidade, cultura e resistência na Amazônia”, bolsista: Luana Parintintin e “Povos Indígenas do Sul Amazonense: estratégias e experiências do povo Parintintin na gestão territorial”, bolsista Elisabeth Parintintin. Os dois projetos foram orientados pelo professor Dr. João Maciel de Araújo.

• Realização do curso FIC Criador de Peixes em Viveiros Escavados na terra Indígena Tenharin que será realizado no segundo semestre de 2024, através do Programa Bioeconomia para a Amazônia Legal.

Ressaltamos que em função da greve dos servidores não teremos atividade alusiva ao Dia dos Povos Indígenas, pois a mesma não está elencada como serviço essencial de acordo com a portaria nº545/GR/IFAM de 2024. Porém, assim que as atividades forem normalizadas, realizaremos discussões e reflexões a respeito da temática.

Venha conhecer mais sobre as culturas indígenas. Participe das nossas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

#DiaDosPovosIndígenas #NEABI #IFAMHumaitá #EducaçãoParaTodos #CulturaIndígena #EducaçãoAntirracista #Respeito #Diversidade