Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > HUMAITÁ > INSTITUIÇÃO > Noticias > VII ERAS e VII ENNEABI

VII ERAS e VII ENNEABI

publicado: 28/11/2023 11h39 última modificação: 28/11/2023 11h39

VII ERAS e VII ENNEABI

As discentes Luana Assunção Parintintin e Elisabeth Parintintin do IFAM - campus Humaitá, irmãs, indígenas, pertencentes à aldeia Traíra, situada na Terra Indígena Ipixuna, do curso técnico Subsequente de Informática para Manutenção e Suporte, foram contempladas com a aprovação de projetos direcionados ao estudo de populações e territórios indígenas no Sul do Amazonas, mais especificamente da Terra Indígena Nove de Janeiro, na Aldeia Pupunha. A aprovação ocorreu pelo edital n° 005/2022/DPI/PPGI/IFAM/IC, sob orientação do Professor Doutor João Maciel de Araújo e co-orientação da Professora Mestra Rita Clara Vieira da Silva.

O orientador das discentes indígenas, professor Doutor João Maciel de Araújo, já trabalhava com a temática e colabora com projetos das Aldeias Tenharim e Parintintin da Terra Indígena Nove de Janeiro, situada no município de Humaitá - Sul do Amazonas. Os projetos buscam a aproximação da comunidade acadêmica do IFAM - Campus Humaitá com as Populações Indígenas circundantes e suas demandas.

Os trabalhos desenvolvidos pelas duas estudantes, focalizaram as questões de resistência, território e fronteira da Aldeia Pupunha, liderada pela Professora Indígena e Cacique Elisângela Parintintin. O trabalho de Elizabete Parintintin foi intitulado: “GESTÃO TERRITORIAL INDÍGENA: práticas de fiscalização e proteção territorial na Terra Indígena Nove de Janeiro, da etnia Parintintin, do povo Kagwahiva. Já o trabalho desenvolvido por sua irmã, Luana Assunção Parintintin, teve como título: “SABERES INDÍGENAS NO SUL AMAZONENSE: representações do povo Parintintin sobre a expansão capitalista, territorialidade, cultura e resistência". A escolha dessa Aldeia ocorreu pelos seguintes motivos: ser da mesma etnia das discentes, ter Cacicado Feminino, ser mais próxima do IFAM - campus Humaitá e por ter fácil acesso por via terrestre, viabilizando as idas a campo

Discentes dos NEABÍS dos Campus Manaus Centro e Campus Humaitá
reunidos no Encontro Nacional de NEABÍs

Recortes dos resultados das pesquisas das discentes foram apresentados  no VII ERAS e VII ENNEABI – Encontro Nacional de NEAB, NEABÍ e grupos correlatos da rede federal de educação, que ocorreu em São João Del Rei, entre os dias 14 à 16 de setembro de 2023. As discentes tiveram seus resumos aprovados para apresentação e a viagem foi contemplada pelo edital de Projetos Integrais do Campus Humaitá do ano de 2023. Acompanhando as discentes, a Professora Mestra Ana Paula Batista Lopes, da área de Informática, pode registrar os vários momentos e trocas de experiências das alunas com pesquisadores de NEABÍs de todo o Brasil, inclusive de outros campi do IFAM.

O VII Encontro Nacional de NEAB, NEABI e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e VII Encontro de Relações Raciais e Sociedade (VII ENNEABI e VII ERAS) tiveram como principais objetivos: discutir sobre as questões que envolvem a área de atuação dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica, cotas raciais, implementação da Lei 10649/2003 e Lei 11.645/2008, comissões de heteroidentificação, trocas de experiências e relatos de ações de Ensino, Pesquisa e Extensão na construção de uma educação antirracista. Os objetivos do evento relacionavam-se com as pesquisas realizadas pelas alunas do Campus Humaitá.

Discente Luana Assunção Parintintin, apresentando seu resumo expandido no evento, em São João Del Rei – Minas Gerais, no Instituto Federal do Sul de Minas.

É importante salientar que nos períodos nos quais o NEABÍ do Campus Humaitá esteve sem coordenação, as atividades envolvendo a População Afro-brasileira e principalmente as Populações Indígenas não deixaram de acontecer. O PIBIC das duas alunas do curso subsequente de Manutenção e Suporte são exemplos dessas ações. Outro exemplo é o projeto de extensão do Aluno Jailson Tenharim, também indígena, da Aldeia Marmelos (etnia Tenharim), orientado pelo Prof. Dr. João Maciel de Araújo, que ocorreu antes da reativação do Núcleo. Atualmente o NEABÍ do Campus Humaitá vem trabalhando em várias frentes, buscando atender cada vez mais as demandas dos Povos Indígenas Sul Amazonense e integrá-los ao Campus através de parcerias.

As pesquisas das discentes encerraram-se na JORTEC - Jornada Técnico-Científica, realizada durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e V Mostra de Extensão do Campus Humaitá, entre os dias 18 a 20 de outubro de 2023, com o tema: Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia. Os eventos ocorreram simultaneamente com palestras, minicursos e apresentação dos Banners, oriundos dos relatórios finais do PIBIC.

Abaixo seguem outras imagens do evento em Minas Gerais, ocorrido em setembro de 2023, cedidas pela discente Luana Assunção Parintintin:

Banners do Evento que reuniu em São João Del Rei (MG)
pesquisadores de NEABÍs de todo o Brasil – Setembro de 2023

Simpósio Temático - CULTURA E MOBILIZAÇÕES INDÍGENAS NA SALA DE AULA

Participantes do Simpósio Temático - CULTURA E MOBILIZAÇÕES INDÍGENAS NA SALA DE AULA