Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > HUMAITÁ > NOTÍCIAS > Curso Técnico em Agropecuária

Curso Técnico em Agropecuária

publicado: 29/07/2016 20h04 última modificação: 29/07/2016 20h06

O campus Humaitá foca no conceito de agroecologia visando desenvolver uma agricultura ambientalmente adequada, produtiva do ponto de vista técnico e econômico, valorizando o conhecimento local dos agricultores, a socialização desse conhecimento e sua aplicação ao objetivo comum da sustentabilidade. Assim, a produção agroecológica está inserida, do ponto de vista normativo, na produção sem o uso de defensivos agrícolas, utilizando artifícios que a própria natureza oferece para garantir a integridade dos produtos, além de buscar a sustentabilidade dos agroecossistemas em termos sociais, técnicos, econômicos e ambientais.

Durante mês de Junho os estudantes do curso Técnico em Agropecuária da turma do 2º Ano realizaram atividades práticas relacionadas à produção de hortaliças baseadas no sistema de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS). As atividades foram coordenadas pelo professor João Soares de Araújo com a colaboração da equipe do Setor de Produção Animal e Vegetal do IFAM - Campus Humaitá. Os estudantes foram divididos em grupos e desenvolveram as atividades de plantio e tratos nas culturas de coentro, cebolinha, alface, e pepino. Desta forma os alunos tiveram oportunidade de conhecer técnicas agroecológicas de produção, entre essas está à utilização dos resíduos vegetais recolhidos do pátio do instituto para fazer a cobertura do solo (cobertura morta), favorecendo a permanência da água e o estabelecimento de microrganismos no solo, além de reduzir a infestação de plantas espontâneas.

Adicionalmente a aplicação da técnica de cobertura morta nos possibilitou fazer o destino adequado dos resíduos de origem vegetal do Campus, combatendo a prática comum na região da queima dos resíduos.