Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > HUMAITÁ > NOTÍCIAS > Depto Arqueologia da UNIR realizou atividade em Humaitá

Depto Arqueologia da UNIR realizou atividade em Humaitá

Projeto do Departamento de Arqueologia da UNIR realizou atividade na cidade de Humaitá - AM
publicado: 14/09/2017 19h01 última modificação: 05/07/2018 21h08

Projeto do Departamento de Arqueologia da UNIR realizou atividade na cidade de Humaitá

No dia 01 de setembro a equipe do Projeto Arqueologia e Comunidades no rio Madeira (Porto Velho, RO), coordenando pela Profª. Dra. Silvana Zuse do curso de Arqueologia da UNIR, esteve presente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – campus Humaitá para ministrar a Oficina “Do barro aos potes: experimentando técnicas indígenas na elaboração de vasilhas cerâmicas”, na qual os participantes puderam conhecer as cerâmicas arqueológicas da região, aproximando os participantes da longa história de ocupação indígena e da diversidade cultural existente desde períodos bastante antigos até o presente.

Oficina  Profª. Dra. Silvana Zuse

Alunos executando o Projeto

Foram realizadas duas oficinas nos turnos matutino e vespertino, com objetivo de atender 70 participantes, entre discentes, docentes, técnicos do IFAM e comunidade externa de Humaitá. Essa atividade vai ao encontro do projeto "(Re)Conhecendo a Cultura Afro-brasileira e Indígena do Sul do Amazonas", sob coordenação de Franciana Bonadeu, Inaê Level e Juliana Valentini. Por meio dessas atividades têm-se avançado muito no conhecimento sobre história, cultura e tradições, bem como na ampliação do debate sobre o respeito à diversidade de culturas e identidades existentes na Amazônia.

Oficina "Do barro aos potes: experimentando técnicas indígenas na elaboração de vasilhas cerâmicas"