Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > HUMAITÁ > NOTÍCIAS > Alunos do curso de recursos pesqueiros realizam aula prática improvisada de biometria de tambaqui.

Aula prática

Biometria de tambaqui - Aula prática
por publicado: 13/07/2015 22h10 última modificação: 28/11/2016 20h16

dia 07 de outubro de 2016, os discentes do curso de Recursos Pesqueiros, na modalidade subsequente do Instituto Federal de Educação, Campus Humaitá-AM, realizaram uma biometria de tambaqui, cultivados em viveiros escavados do Centro de Treinamento e Tecnológico de Produção de Alevinos de Humaitá – CTTPAH como parte da Disciplina de Piscicultura ministrada pelo Prof. M.Sc. Edimar Costa. A aula contou com a valiosa colaboração do Eng° de Pesca Sebastião Batalha, responsável pelo CTTPAH. A aula prática teve por objetivo aplicar os conceitos estudados em sala de aula e a realização prática da biometria por parte dos alunos. A biometria de peixes é parte importante do processo de criação, sendo possível através desta prática, o produtor rural corrigir a quantidade de ração administrada aos peixes, de acordo com seu tamanho e peso. A prática consiste na captura dos animais onde são tomadas as medidas de peso e comprimento com auxilio de uma balança e ictiômetro e/ou uma fita métrica. Na oportunidade o Eng° de Pesca Sebastião Batalha fez uma avaliação das matrizes de tambaqui para uma possível reprodução.