Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > HUMAITÁ > NOTÍCIAS > Mês repleto de atividades para o Curso Técnico de Recursos Pesqueiros

Mês repleto de atividades para o Curso Técnico de Recursos Pesqueiros

Os alunos do curso Técnico em recursos Pesqueiros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFAM, campus Humaitá realizaram mais uma etapa de atividades práticas.

publicado: 28/05/2018 19h31 última modificação: 28/05/2018 19h31

Visita técnica na BR-319 km75

No início do mês de maio os alunos do curso Técnico em recursos Pesqueiros participaram de uma visita técnica na “Fazenda Cardume” localizada no km75 da BR-319, sentido Manaus. Essa Atividade teve como objetivo apresentar aos alunos estruturas utilizadas para o cultivo de peixe. A fazenda de propriedade dos irmãos Joeliton e Ironal Silva contam com uma estrutura de viveiros escavados recém-construídos de 43ha. Atualmente encontra-se em funcionamento apenas 2ha em teste com o cultivo de tambaqui.

A propriedade modelo e de alto investimento, em pleno funcionamento poderá produzir cerca de 300 toneladas/ano. Com o acompanhamento e apresentação das estruturas realizada pelo proprietário a visita ocorreu tranquilamente. Na oportunidade os alunos fizeram medições dos viveiros para cálculo de área e volume. A atividade foi conduzida pelo professor Me. Edimar Costa e o Técnico Ângelo da Silva.

Prática de processamento do pescado

No dia 19 de maio de 2018 uma atividade prática de processamento do pescado, como parte da disciplina de Tecnologia do Pescado ministrada pelo Professor Me. Edimar Costa – Eng. de Pesca. Durante a realização dessa atividade os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os tipos de corte realizados no pescado, retirada do filé, retirada de espinha além de produtos a base de pescado como: a pasta de pescado, empanado, bolinho de peixe e linguiça. O beneficiamento do pescado é parte importante no processo de comercialização, sendo imprescindíveis os cuidados com higiene na manipulação. O aproveitamento do pescado permite a agregação de valor aos produtos e pode gerar incremento de renda ao produtor/beneficiador. Para a discente Eide “essa prática foi muito importante, pois permitiu conhecer na prática todos os cuidados que devemos ter na manipulação do pescado, assim como mostrar a dificuldade existente na hora de beneficiar o peixe”.