Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > HUMAITÁ > NOTÍCIAS > O Campus Humaitá auta em toda a Microrregião do Madeira

O Campus Humaitá auta em toda a Microrregião do Madeira

publicado: 23/02/2017 16h12 última modificação: 23/02/2017 16h12

Para ajudar agricultores da região Sul do Amazonas a adquirir o conhecimento necessário para o sucesso das suas propriedades rurais, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Humaitá, capacita homens e mulheres do campo, através de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (PRONATEC Campo).

No momento atual da agricultura que exige cada dia novas técnicas para cultivos com eficiência de produtividade e qualidade, não basta apenas plantar e esperar a colheita. São necessárias técnicas básicas de nutrição de plantas, escolha de variedades, preparo do solo, fitossanidade de plantas e época de colheita, tudo isso respeitando as características de cada propriedade visando garantir a preservação dos recursos naturais da Amazônia e a reprodução natural dos ecossistemas.

Nesta modalidade o conhecimento vai até os alunos, ou seja, os cursos são realizados nas próprias comunidades e os professores se deslocam até lá via estrada para o Assentamento São Francisco ou fluvial para a comunidade Barreira do Tambaqui, isso facilita a realização das aulas e permite o contato dos profissionais do IFAM/Humaitá com o dia a dia e dificuldades de cada local.

Três são os cursos em andamento atualmente: Açaicultor, Agricultor familiar e Agricultor agroflorestal com 160, 200 e 200 horas, respectivamente.

O curso de Açaicultor oportuniza conhecimentos para exploração dos açaizais em sistemas de produção sustentável. Compreende a cadeia de produção e as políticas públicas de comercialização do açaí.

O objetivo do curso Agricultor agroflorestal é orientar na implantação de áreas diversificadas para a produção de alimentos e outros recursos como lenha e madeira, garantindo a segurança alimentar, a recuperação progressiva do solo e a geração de renda. E a finalidade do curso de Agricultor familiar é transmitir conhecimentos para produtores de pequeno e médio porte, envolvendo a família na produção, produz para a merenda escolar, analisando as redes sociais e econômicas que garantem a sustentabilidade do pequeno produtor no meio rural.

Através do PRONATEC agricultores e agricultoras familiares, jovens, povos e comunidades tradicionais, assalariados e assentados da reforma agrária  estão obtendo conhecimentos para analisar, avaliar, tomar as melhores decisões, colocando a técnica e a criatividade a serviço da produtividade e da lucratividade, isto é extremamente necessário para a manutenção e das suas famílias no campo.