Licenciatura em Ciências Agrárias
O curso tem como objetivo formar educadores emancipados e habilitados técnica e eticamente para a docência na educação básica, técnica ou tecnológica, vinculados ao espaço rural, capazes de promover uma educação plural e democrática, com vistas à valorização da diversidade étnica, dos saberes tradicionais e da promoção do desenvolvimento regional com responsabilidade socioambiental.
A partir dos conhecimentos adquiridos a partir do curso, o profissional poderá atuar profissionalmente em diversos espaços de educação, destinados especialmente para comunidades rurais e escolas do interior, desempenhando sua função educativa..
PERFIL DO EGRESSO
Ao Licenciado em Ciências Agrárias caberá ter desenvolvido em seu perfil profissional conhecimentos pedagógicos, técnico-científicos e sociopolíticos, atuando na docência na educação básica, técnica e tecnológica e em equipes multidisciplinares, identificando, incentivando e qualificando os arranjos produtivos locais, com vistas a contribuir para o desenvolvimento rural, social e ambiental.
Busca-se a consolidação de um perfil de egresso que seja autônomo, com pensamento crítico, capaz de articular o conhecimento acadêmico, científico e tradicional, relacionando-os com os contextos históricos, políticos, econômicos, sociais e culturais da realidade em que está inserido. Projeta-se também que este profissional haja sempre com espírito investigativo, apto a ser um agente transformador da realidade, trabalhando de forma coletiva e interdisciplinar e que consiga, então, através de sua prática pedagógica, ser sempre crítico e reflexivo.
Assim, o profissional formado no curso de Licenciatura em Ciências Agrárias poderá atuar em todos os níveis de educação, como educação básica, em instituições que ofereçam cursos na área de Ciências Agrárias, em instituições que desenvolvam programas de educação agrícola para jovens e adultos, além das instituições que capacitem recursos humanos para a agricultura, oferecendo ações de assistência técnica, extensão rural, produção e serviços afins, como prefeituras, associações, cooperativas e empresas agrícolas.
O MERCADO DE TRABALHO
O curso visa capacitar professores com perfil pedagógico-científico para atuarem na Educação Básica, sobretudo, mas não exclusivamente, em instituições que ofereçam a educação técnico-profissionalizante, seja na rede pública, privada, executando dentre outras atividades de ensino, pesquisa e extensão, tais como: projetos de pesquisas, projetos e/ou programas de desenvolvimento sustentável, atuando em programas de educação ambiental, com vistas à valorização de saberes tradicionais e da promoção do desenvolvimento regional. O profissional egresso terá como campo de trabalho também instituições que desenvolvam programas de educação agrícola para jovens e adultos, além das instituições que capacitem recursos humanos para a agricultura, possibilitando sua atuação em prefeituras, cooperativas, casas familiares rurais, empresas familiares, oferecendo ações de assistência técnica, extensão rural, produção e serviços afins.
Durante a elaboração deste Projeto de Curso ficou claro que uma formação sólida, de caráter inter e multidisciplinar na sua área de atuação não garante ao profissional a sua empregabilidade. A estratégia proposta para o curso de Licenciatura em Ciências Agrárias está baseada na divulgação do curso, dos estudantes e do profissional egresso, através de atividades e eventos desenvolvidos ao longo dos quatro anos de formação. Essas ações darão visibilidade ao curso e a oportunidade das instituições municipais, associações e do público em geral conhecerem o curso, perceberem a sua importância e atuação dentro das escolas e nas demais atividades em que o profissional egresso poderá atuar.
FICHA DO CURSO
Nome do Curso: Curso Superior de Licenciatura em Ciências Agrárias
Modalidade: Presencial
Grau acadêmico: Licenciatura
Área de conhecimento a que pertence: Educação/Ciências Agrárias
Titulação conferida: Licenciado em Ciências Agrárias
Nível: Superior
Forma de Ingresso: Processo seletivo público/vestibular classificatório, transferência externa e interna, reingresso, re-opção entre cursos ou áreas afins, ingresso para portadores de diploma.
Distribuição de Vagas: 40 vagas
Oferta: Bianual.
Turno de Funcionamento: Matutino e Vespertino
Unidade de Funcionamento: Campus Itacoatiara
Regime de Matrícula: A matrícula é realizada semestralmente, por disciplinas.
Prazo para integralização do Curso: O prazo mínimo para integralização do curso é de 8 semestres (4 anos) e o prazo máximo é o dobro do total de semestres do curso menos 1 semestre, ou seja, 15 semestres (7 anos e meio).
Carga horária total de disciplinas obrigatórias: 2.320 horas
Carga horária total de disciplinas optativas: 120 horas
Carga horária total de atividades curricularizadas de extensão: 344 horas
Carga horária total de Estágio Profissional Supervisionado: 400 horas
Carga horária total de Trabalho de Conclusão de Curso: 20 horas
Carga horária total de Atividades Complementares: 200 horas
Carga horária total do curso: 3.440 horas
COORDENAÇÃO
Veja aquiCORPO DOCENTE
Veja aquiHORÁRIO
PLANO DE CURSO
DOCUMENTOS NORTEADORES
Resolução CNE Nº 2 - Base Nacional Comum
Resolução Nº 174 - CONSUP/IFAM - Diretrizes Curriculares Extensão no IFAM
Resolução Nº 02 - CONSUP/IFAM - Aprovação do Regimento Geral do IFAM
Resolução Nº 049 - CONSUP/IFAM - Atribuições e Funcionamento do Núcleo Docente Estruturante
Resolução Nº 22 - CONSUP/IFAM - Normas que Regulamentam a Composição e o Funcionamento do Colegiado
Resolução Nº 95 - CONSUP/IFAM - Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado
Resolução Nº 61 - CONSUP/IFAM - Projeto Político Pedagógico Institucional do IFAM