HISTÓRICO - CAMPUS ITACOATIARA
O IFAM estruturado mediante integração do Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas e das Escolas Agrotécnicas de Manaus e São Gabriel da Cachoeira atualmente é composto pelos campi: campus Manaus Centro, campus Manaus Distrito Industrial, campus Manaus Zona Leste, campus Coari, campus São Gabriel da Cachoeira, campus Presidente Figueiredo, campus Maués, campus Parintins, campus Lábrea, campus Tabatinga, campus Tefé, campus Eirunepé, campus Humaitá e campus Itacoatiara e campus avançado de Manacapuru. O campus Itacoatiara faz parte deste conjunto de Unidades Federais que compõem o Instituto Federal de educação, Ciência e tecnologia do Amazonas - IFAM.
A política de expansão da rede federal de ensino tecnológico tem como propósito fundamental oportunizar ao cidadão o ensino técnico e tecnológico, tendo como estratégia a descentralização dos grandes centros de forma que o interior do país seja contemplado com essas unidades de ensino federal.
O município de Itacoatiara foi agraciado com um campus considerando sua importância no cenário geopolítico econômico e social dentro do estado do Amazonas e principalmente para a região do baixo amazonas. Os trabalhos de implantação do campus se deram com a definição da área para a construção das estruturas físicas, em parceria com a prefeitura, pesquisas das demandas acadêmicas e as audiências públicas a partir de 2010.
Iniciamos nossas atividades acadêmicas em 1º de abril de 2014 no Centro Educacional Jamel Amed (sede provisória), com os cursos técnicos em administração, contabilidade e informática na forma subsequente, no turno noturno.
Em 2014/2 agregamos a essa forma dois novos cursos o técnico em agronegócio e meio ambiente, no turno noturno. A partir do ano letivo de 2015 iniciamos com o curso técnico em informática na forma integrada ao médio, com as atividades distribuídas nos turnos matutinos e vespertinos em sede provisória na escola de fluviário em comodato com a empresa Hermasa e Fundação André e Lúcia Maggi, e sede provisória com a escola estadual senador João Bosco. Com o aumento das turmas em 2016 firmamos parceria com outra escola para utilização do espaço – escola estadual João Valério – GM. Os cursos de ensino à distância em parceria com a UAB, iniciaram em 2017 com ofertas inclusive de cursos em graduação.
Em 2018 iniciamos os cursos de agropecuária na forma subsequente e integrada, e o Curso de Administração na forma integrado.
Em maio de 2018, iniciamos a mudança para o prédio definitivo, com um ambiente adequado para fornecer ao discentes um ensino de excelência.