Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > ITACOATIARA > Notícias > Notícias antigas > 2021 > Dia de Campo - Criação de Bovinos em Terra Firme

Dia de Campo - Criação de Bovinos em Terra Firme

Notícias IFAM CITA
por publicado: 18/10/2021 16h24 última modificação: 11/04/2022 16h20

O Campus Itacoatiara promoveu nesta sexta-feira, dia 15 de outubro, no Sítio 3 Irmãos (Estrada do Engenho/Vila do Engenho) um Dia de Campo voltado à criação de bovinos em terra firme. O evento, que teve início às 9 horas, foi gratuito, e teve como público-alvo os produtores rurais e também os estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias do campus Itacoatiara e do curso de Agronomia do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia – ICET.

O evento coordenado pelos professores Rondon Yamane, Daiane Medeiros e pelo médico veterinário Sandro Francener, foi realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – IDAM, Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia – ICET, Edinei Nobre (proprietário do Sítio 03 irmãos) e contou com o apoio da Pró-reitoria de Extensão do IFAM.

A programação foi desenvolvida durante a manhã, envolveu cinco estações e uma dinâmica, nas quais foram apresentadas e discutidas as intervenções realizadas na área do Sítio 3 Irmãos, além de dados de pesquisas relacionadas aos temas. A dinâmica do evento facilitou a participação de todos, já que teve fluxo contínuo de visita às estações, cujo os participantes foram divididos em grupos e faziam o trajeto pelas estações de apresentação.

Estações e temas abordados:

1º. Formação e manejo de pastagem (Fabricio Ribeiro - UFAM);
2º. Suplementação a pasto (Rondon Yamane - IFAM);
3º. Inseminação artificial (Jaderson Weiller - IDAM);
4º. Raças e cruzamentos (Sandro Ferronatto - IFAM);
5º. Análise de custos (Daiane Medeiros - IFAM).

Além de ser o I Dia de Campo realizado pelo IFAM na região de Novo Remanso/Engenho, o evento fez parte das atividades estabelecidas no projeto de extensão “O impacto da adoção de biotecnologia nos custos produtivos e produtividade da pecuária de corte na região de Itacoatiara/AM" aprovado pelo Edital N. 13/2020 da PROEX/IFAM, coordenado pela profa. Daiane Medeiros e pelo veterinário Sandro Francener no ano de 2020.