Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Maués > Notícias > 1.000 juvenis de tambaqui foram transportados para a Terra Indígena Andirá-Marau

Notícias

1.000 juvenis de tambaqui foram transportados para a Terra Indígena Andirá-Marau

por José Aragão Cardoso Neto publicado: 21/06/2022 17h07 última modificação: 22/06/2022 09h10

     O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas -IFAM Campus Maués, por meio do projeto de extensão: “Piscicultura de Igapó: Criação Alternativa De Peixes Amazônicos”, coordenado pelo professor Anndson Brelaz de Oliveira, realizou no dia 17 de junho de 2022 o transporte de 1.000 juvenis de tambaqui (Colossoma macropomum), com a média de peso 46 g e 13,5 cm de comprimento, para as comunidades Ilha Michiles e Nova Esperança na Terra Indígena Andirá-Marau na região de Maués. O transporte contou com o apoio da equipe do NUPA Norte 1 Maués, da Slow Food e da Associação dos  Indígenas Sateré-Mawé da  Ilha Michiles e do Baixo Marau - WEPAINUG. 

Foto 1.png

     A atividade contou com recursos humanos e equipamentos financiados pelo projeto “Insumos, processos e dietas aplicadas à piscicultura familiar no amazonas: integração entre cadeias de valor para fortalecimento da bioeconomia” e "Tecnologia social: Sistema multifásico de piscicultura familiar em planícies de inundação da Amazônia, ambos coordenados pelo pesquisador do NUPA Me. Paulo Adelino de Medeiros, por meio do programa PAINTER Edital nº 003/2020 e Programa Prioritário de Bioeconomia Convênio 015/2021 IFAM/IDESAM. Um dos objetivos das pesquisas do Laboratório de Recursos Naturais do IFAM Campus Maués é desenvolver uma piscicultura de baixo custo, objetivando a segurança alimentar e nutricional dos povos tradicionais.

Foto 2.png  Foto 3.png

Foto 4.png  Foto 5.png

Foto 6.png  Foto 7.png