Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Egresso de Itacoatiara é 1º lugar no vestibular da UFAM

Egresso de Itacoatiara é 1º lugar no vestibular da UFAM

Almir Chaves Lopes Neto iniciará seus estudos no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara no curso de Sistemas de Informação
por Ana Paula Batista publicado: 14/03/2018 11h26 última modificação: 14/03/2018 11h30

Esforço, comprometimento e dedicação são ingredientes fundamentais para aqueles que estão na vida acadêmica, principalmente, para os alunos finalistas que enfrentam processos seletivos de alta concorrência como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Processo Seletivo Contínuo (PSC) dentre outros. E se somarmos o fator amazônico nessa equação, o desafio torna-se ainda maior.

Hoje, destacamos a história de Almir Chaves Lopes Neto, 18 anos, aluno recém formado do curso de Informática, do IFAM Campus Itacoatiara que na última sexta-feira, 9 de março, foi homenageado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) pelo 1º lugar, após ter alcançado o melhor resultado do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET/UFAM) no curso Sistemas de Informação.

Criado pelos avós, Almir comenta que sempre gostou de estudar e segue um conselho precioso dado pelo avô. "Meu avô me ensinou que o estudo é o melhor caminho que eu posso seguir", disse ele. E para continuar estudando, Almir encontrou "anjos" pelo caminho. "Sempre fiz de tudo para tirar boas notas na escola. Conclui meu ensino fundamental na Escola Ellis Ribeiro, em Itacoatiara e após isso fiz o processo seletivo para estudar no IFAM. Lembro que não tinha o dinheiro para pagar a inscrição e minha professora de Matemática, Mônica, acabou pagando para mim. Fiz a prova e passei para o curso de Informática", relembra.

Perguntado sobre qual o segredo para ser um aluno nota 10, o estudante é enfático. "Eu acredito que quando a gente faz por merecer, a gente faz valer a pena. Sabia que não ia ser fácil no IFAM, então busquei me esforçar ao máximo e ao longo do tempo fui me destacando e subindo no ranking dos melhores alunos. No IFAM eu aprendi a amar a área de Tecnologia da Informação. Gosto muito de Informática e é o que quero seguir na minha formação profissional", disse o recém ingressado no curso de Sistemas da Informação ao ressaltar que empenho, esforço, dedicação e força de vontade são os ingredientes principais para se ter sucesso.

Almir é admirado por professores e alunos no campus. "O Almir se destacou no período em que esteve estudando no Campus Itacoatiara. Era um ótimo estudante-pesquisador e revelou-se um bom atleta durante os Jogos do IFAM. Acabou fazendo da dificuldade um combustível para continuar lutando e hoje teve sucesso ao ser aprovado em primeiro lugar para o curso de Sistemas de Informação na UFAM", disse orgulhoso Marcelo Silva dos Santos, professor de Educação Física do Campus Itacoatiara e orientar de projeto de pesquisa "Lazer e Política Pública: uma análise crítica em Itacoatiara/AM".

Compromisso do IFAM em ofertar ensino de qualidade no interior do Amazonas

Segundo o reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, romper barreiras e preconceitos por meio da educação acaba sendo um dos maiores presentes para a instituição. "É sempre uma alegria muito grande ver nossos alunos tendo êxito na vida e serem reconhecidos por instituições importantes. A homenagem ao Almir comprova nossa luta de que no interior do Amazonas é possível ofertar educação de qualidade e isso o IFAM tem feito ao longo dos anos com tantos ex-alunos tendo destaque no mercado de trabalho, na área acadêmica e até no exterior. Não posso deixar de parabenizar professores, diretores e familiares que estão a frente deste esforço coletivo", salientou Castelo Branco.

A diretora-geral do IFAM Campus Itacoatiara, Leonor Toro, parabenizou o egresso pela conquista e ressaltou o comprometimento da instituição em prover ensino de qualidade no município. "Todos nós do Campus estamos muito felizes com a conquista do Almir. Ele sempre foi um exemplo de dedicação e força de vontade com os estudos e este resultado exitoso é reflexo disso. Além disso, comprovamos que quando unimos o empenho de quem estuda e o compromisso de quem ensina, o resultado final sempre será positivo", destacou ela.