Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aulas inaugurais e certificações da EaD movimentam fim de semana

Aulas inaugurais e certificações da EaD movimentam fim de semana

Graduação em Física e Pedagogia vai atender os polos em Coari, Lábrea,Tefé, Boa Vista e Mucajaí.
por Ana Paula Batista publicado: 13/03/2017 09h09 última modificação: 14/03/2017 13h30

Na última semana, a Pró-reitoria de Ensino (PROEN) por meio da Diretoria Sistêmica de EaD e o Programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB) deram início as aulas dos cursos de Licenciatura em Física e de Licenciatura em Pedagogia. No Amazonas, a ação tem apoio dos Polos de apoio presencial dos campi de Coari, Lábrea e Tefé e da Fundação UNIVIRR que mantem os polos de Boa Vista e Mucajaí, em Roraima.

As aulas magnas abordaram o tema "O perfil dos estudantes da EaD" e foram assistidas pelos acadêmicos dos cursos e autoridades locais, além dos Reitores dos Institutos Federais, de Universidades Estaduais e Federais e professores da rede pública de ensino.

O magnífico reitor do Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM), Antonio Venâncio Castelo Branco, não pode estar presente na solenidade, porém gravou mensagem de boas-vindas aos novos acadêmicos e votos de sucesso ao longo do curso.

Todas as 210 vagas ofertadas para os cursos de Licenciatura foram preenchidas na região por egressos do Ensino Médio e por profissionais não licenciados que atuam na docência nas redes públicas da educação básica.

Segundo o Pró-reitor de Ensino, Antonio Ribeiro da Costa Neto, ações como esta marcam o início da verticalização do ensino e cumprimentos das metas institucionais pelos campi da pré-expansão e expansão Fases II e III. "Estamos em consonância com a meta 15 do PNE que é promover a formação inicial e continuada de professores", destacou o pró-reitor.

Os cursos de graduação em Licenciatura em Física e em Licenciatura em Pedagogia estão sendo viabilizadas por intermédio da somatória de esforços capitaneados pelo IFAM, seja no âmbito do Programa de Fomento Universidade Aberta do Brasil da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e do apoio logístico da Universidade Virtual do Estado de Roraima (UNIVIRR), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) e as prefeituras municipais de Coari, Lábrea e Téfe.

CERTIFICAÇÃO CURSO TÉCNICO EM AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE - POLO CODAJÁS

Cerca de 16 alunos do município de Codajás e entorno foram certificados na última sexta-feira, 10 de março, no curso técnico em Agente Comunitário de Saúde no Polo EaD Codajás. A solenidade teve apoio da da Coordenação Geral do Programa e-Tec e aconteceu na Casa da Cultura Professor Levy de Assis e estavam presentes além dos familiares e amigos dos discentes, a Diretora Geral do Campus Coari, a Diretora de EaD da Reitoria e o Secretário Municipal de Educação do município.

Para a pedagoga da Diretoria de EaD, Clisivânia Duarte de Souza, o Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde contribui para a prevenção e manutenção da saúde pública no município e nas comunidades, minimizando agravos à saúde local e promovendo o bem-estar da população.

Já a Diretora de EaD do IFAM, pedagoga Eliseanne Lima da Silva, ressalta que "este é o papel fundante da EaD no Estado do Amazonas: aproximar realidades singulares do conhecimento técnico-científico produzido socialmente pela humanidade", disse ela.