Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Ensino > PROEN > Assistência ao Estudante > Ações multiprofissionais

Ações multiprofissionais

por Ensino publicado 16/07/2020 20h03, última modificação 19/01/2024 16h58

 

LIVE  “Os desafios da promoção de saúde mental no contexto educacional”

A Pró-Reitoria de Ensino realizou, por meio da Diretoria de Avaliação, Permanência e Êxito e do Departamento de Assuntos Estudantis, a Live: “Os desafios da promoção de saúde mental no contexto educacional”. A Live foi em alusão à Campanha do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção às doenças mentais e ao suicídio e soma-se às ações do Comitê Permanente Central de Promoção da Cultura de Paz do IFAM.

Público-alvo: Comunidade acadêmica do IFAM
Transmissão: canal oficial do IFAM no Youtube
Dia: 29 de setembro de 2023 às 15h 

"Diálogo a.s" - Fórum de Discussão 

A Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), por meio do Departamento de Assistência Estudantil – DAES/REIT, dá início, a partir do dia 10 de julho (segunda-feira), à atividade "Diálogo a.s". Trata-se de um fórum de discussão com os/as assistentes sociais do IFAM, em formato de bate-papo com convidados, objetivando ampliar o espaço de diálogo sobre o serviço social na educação.
O primeiro bate-papo, com o tema: “Rateio da Assistência Estudantil”, terá como convidado Ramão Correa, Assistente Social do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, graduado em Serviço Social pela Fundação Educacional Machado de Assis, Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pelotas e Doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Data: 10 de julho de 2023, às 14h.


          


Visita Técnica ao Campus Iranduba

No dia 30/05/2023, o Departamento de Assistência Estudantil, por meio dos profissionais Luciana Vieira dos Santos (Assistente Social), Renata Soares Martins (Psicóloga) e Renildo da Silva Santos (Assistente Social), realizou visita técnica ao campus Avançado de Iranduba para tratar sobre acompanhamento e encaminhamento dos casos de estudantes em atendimento psicossocial; atendimentos a servidores e estudantes sobre o Programa Socioassistencial Estudantil; orientação acerca do Planejamento da Assistência Estudantil 2023, e orientações sobre o relatório PAES/2022.


Concurso de Redação "A construção da cidadania infantojuvenil: desafios para garantia dos direitos de crianças e adolescentes”

O Concurso está em sua segunda edição em 2023 e foi proposto como ação sistêmica pelo Departamento de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Ensino. O Concurso de Redação teve como objetivo desenvolver o pensamento, a criatividade, a originalidade e o raciocínio crítico de alunos do Ensino Médio na Forma Integrada do IFAM, incentivando-os à escrita e ao raciocínio crítico sobre importantes questões sociais, além de auxiliar os discentes na preparação para o ENEM, já que os critérios utilizados na análise das redações foram semelhantes aos do Exame Nacional.

Aderiram à proposta do concurso: Campus Manaus Zona Leste, Campus Tefé, Campus Eirunepé, Campus Tabatinga e Campus Lábrea. Parabenizamos os alunos que participaram e produziram suas redações. Abaixo está o quadro das primeiras colocações: 

                                       

Premiação dos alunos do Campus Tefé: José Victor Pereira Rufino (1º Lugar) e Clara Brasilice Miranda de Brito Queiroz (3º Lugar) 

    

Premiação do discente do Campus Tabatinga; Daniel Andrade Graça (2º Lugar)

         


Live A construção da cidadania infantojuvenil: desafios para garantia dos direitos de crianças e adolescentes

Programação realizada pela Pró-Reitoria de Ensino e Diretoria de Permanência e Êxito, por meio do Departamento de Assistência Estudantil, em alusão ao Dia 18 de maio, instituído como Dia Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, ressaltamos que as atividades alusivas ao 18 de maio tem acontecido anualmente, com diversas ações como palestras, rodas de conversa, passeatas, sessões de cinema, discussões a respeito do tema, dentre outras.

 

Live “Cultura de Paz no IFAM”

A programação foi realizada pela Pró-Reitoria de Ensino como uma das ações para a promoção de paz no ambiente acadêmico, considerando o atual e grave panorama de ameaças e violências contra instituições de ensino do país. A ação também foi construída a partir da orientação do Conselho Nacional das Instituições de Ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o CONIF.