Comitê de Ética no Uso de Animais
O Comitê de Ética no Uso de Animais - CEUA é um órgão colegiado independente, de natureza técnico-científico-pedagógico, de caráter consultivo, deliberativo e educativo vinculado diretamente à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – PR-PPGI, a qual serão submetidos todos os planos de aula e projetos que utilizem animais em atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Composição do Comitê de Ética no Uso de Animais (PORTARIA Nº 1276-GR/IFAM,DE 30 DE SETEMBRO DE 2020)
Calendário de Reuniões 2020:
20/Agosto
01/Setembro
06/Outubro
03/Novembro
01/Dezembro
Fluxo de Submissão dos Projetos
O proponente deve preencher o Formulário para Solicitação de Autorização para Uso de Animais em Ensino e/ou Pesquisa, em formato .doc (Arquivo do Word), enviando-o via Protocolo SIPAC ou via e-mail ( ceua.ppgi@ifam.edu.br), juntamente com os demais documentos necessários.
A Secretaria do CEUA recebe os arquivos e verifica o conteúdo, registra em protocolo e designa um membro para ser Relator.
O Relator deve emitir parecer e apresentar em reunião para discussão com os demais membros; para deliberação e Parecer do CEUA. Caso este parecer julgue o protocolo como "Em Pendência", o mesmo será devolvido ao proponente, que tem 30 (trinta) dias, contados da notificação pela Secretaria-CEUA, para atender as sugestões contidas no parecer; Caso julgue "Reprovado", a decisão considera que os aspectos éticos do protocolo são de tal gravidade que não podem ser superados, hipótese em que o protocolo deverá ser encerrado; Caso julgue "Aprovado", o Projeto de Pesquisa ou Plano de Aula está regular perante o Comitê.
Fluxograma de Submissão