Notícias
JANEIRO BRANCO – Mês de conscientização pela Saúde Mental
Quem cuida da mente, cuida da vida!
A Campanha Janeiro Branco é uma iniciativa que promove debates em torno de temas fundamentais relativos à Saúde Mental. Criada em 2014 em Uberlândia (MG), a campanha espalhou-se pelo território nacional e já alcança outros países do mundo como Angola, Japão, Colômbia, Estados Unidos, Portugal e Holanda. No Brasil, virou Lei Municipal e Lei Estadual ao estabelecer Janeiro como o marco temporal da Saúde Mental, aproveitando que o primeiro mês do ano é período propenso às pessoas repensarem a sua existência e perspectivas futuras, em função do novo ano que se inicia. Enquanto pauta nacional, é um convite aos indivíduos refletirem sobre suas vidas, condições sociais e psicológicas, relacionamentos pessoais e profissionais, bem como acerca dos sistemas de crenças que possuem, os sentidos que atribuem às próprias vidas, os propósitos para os quais se dedicam e as qualidades das suas emoções, sentimentos, pensamentos e relacionamentos em uma perspectiva integral, holística e humanística.
Esgotamento, estresse, exaustão, irritabilidade, cansaço, frustração, depressão são sinais de alerta.
Pensando nisso, a Coordenação Multiprofissional em Saúde do Campus Manaus Centro, por meio do Setor de Psicologia, vem à público promover um tempo de reflexão e conhecimento sobre a importância do autocuidado em Saúde Mental, o que pressupõe uma comunicação social acessível e de imediata compreensão para todos. Em tempos de adoecimento emocional, dedicar-se à Saúde Mental é debater tabus e desmistificar estigmas, os quais impedem as pessoas de manter-se alerta aos efeitos nocivos do sofrimento psíquico e, por conseguinte, aderir ao tratamento adequado. É sabido que resistências em torno do autocuidado distanciam a sociedade do diálogo em torno de ações sociais efetivas e orientações didáticas que inspirem atitudes assertivas quanto ao tema. Diferente da saúde física, buscar auxílio para os males da mente parece comprometer as pessoas frente a julgamentos carregados de preconceito, os quais tanto prejudicam, quanto refletem o quanto a desinformação torna-se danosa a todos os envolvidos.
Entre nesta campanha conosco!
Assim, abraçar a Saúde Mental como bandeira de luta torna-se um serviço de UTILIDADE PÚBLICA em nome do bem estar psíquico de toda a humanidade. Do mesmo modo, mostrar à sociedade a importância dos poderes públicos no sentido da criação de políticas voltadas para a Saúde Mental de pessoas e instituições sociais faz-se urgente e necessária. Todos os meios e veículos midiáticos do Brasil têm contribuído para o crescimento, a difusão e o fortalecimento da Campanha Janeiro Branco no país, o que fortalece a cobrança por estratégias políticas, sociais e culturais de prevenção ao sofrimento psíquico em todos os campos, esferas, dimensões e espaços em que o humano estiver. Porém, divulgar o tema não é o bastante! É preciso engajar-se verdadeiramente com pequenas mudanças de pensamento que levarão a grandes decisões no futuro e uma das formas de combate começa em nós mesmos!
Não esqueça!
Quando as coisas não andam bem na sua cabeça, elas não andam bem em lugar nenhum! Se precisar de ajuda, procure o Setor de Psicologia do seu campus e/ou a Rede de Atenção Psicossocial divulgada em anexo e vamos juntos garantir Saúde Mental para a pessoa que mais importa: VOCÊ!
Acesse:
Sobre o Centro de Saúde Mental do Amazonas
Sobre a Rede de Atenção Psicossocial em Manaus
Guia de Autocuidado diante do sofrimento
Fonte: Site Oficial da Campanha Janeiro Branco.