Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Programa de Rede MERCOSUL de Mobilidade de Docentes (PIBID)

Notícias

Programa de Rede MERCOSUL de Mobilidade de Docentes (PIBID)

Projeto UIRAPURU

por publicado: 10/08/2015 14h17 última modificação: 13/08/2015 12h54

Na manhã desta segunda-feira (10), aconteceu a abertura do Encontro PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência).  Estão participando alunos das Licenciaturas em Química, Ciências Biológicas, Física e Matemática.

Fernanda Medeiros, Coordenadora em Educação Infantil em São Paulo,  palestrou pela parte da manhã com o tema Programa de Mobilidade, onde apresentou seus projetos de ensino na escola onde trabalha e disse que espera aprender tanto quanto ensinar, no evento.  “Estou encantada com o projeto PIBID, que valoriza a questão da licenciatura nas escolas públicas, e que valoriza muito o ensino, é muito bom poder contar minhas experiências sobre minha fase de docência para os demais que estão vivendo essa fase de descobrimento. Durante essa semana espero poder ajudar no que for possível e espero levar para São Paulo todo o que aprendi, foi uma manhã de aprendizagem”.

A organização do evento é composta por Edson Valente, Coordenador Institucional, Andréia Pinto, Cínara Calvi, Kátia Maria e Márcio Andrey (Coordenadores de Áreas).

O encontro segue com sua programação até sexta-feira.

Sobre o Projeto UIRAPURU

IMG_20150810_114203_857.jpg

 O Projeto UIRAPURU (PIBID/IFAM) vem sendo desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas desde o Edital 02/2009/Capes com o objetivo, a principio, de contribuir na formação inicial de professores dos cursos de licenciaturas em Química e Ciências Biológicas, através do desenvolvimento de competência e habilidades didático-cientificas e da criação de estratégias metodológicas inovadoras para o ensino-aprendizagem nas escolas públicas do Amazonas.

Foram desenvolvidos em duas escolas Campos Manaus Centro, Campus Manaus Distrito Industrial e Escola Estadual Rui Araújo, com a participação de 60 bolsistas de iniciação à docência, sendo 15 alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas e 15 do curso de Licenciatura em Química, quatro professores supervisores, dois coordenadores das áreas, um coordenador de gestão e um coordenador Institucional. Todas as atividades foram direcionadas ao Ensino Fundamental e Médio.

Metas do Programa

IMG_20150810_114014_708.jpg

  •    Desenvolver no Projeto Uirapuru técnicas, estratégias e matérias didáticos inovadores para ensino de ciências da natureza e matemática.
  •     Promoção de encontros pedagógicos relacionados ao ensino de ciência naturais e matemática.
  •     Realização de pesquisas sobre o processo de ensino-aprendizagem de Matemática,  Física, Química e Ciências Biológicas, nas escolas da rede pública de Manaus participantes do projeto, analisando os dados coletados quanto-qualitativamente e divulgando os resultados obtidos.
  •      Organizar e socializar matérias produzidas e adquiridas no projeto Uirapuru para comunidade docente e discente das escolas da educação básica.



ITENS RELACIONADOS: Projeto Uirapuru