Notícias
DISCENTES DO IFAM CAMPUS EIRUNEPÉ SÃO FINALISTAS NO ITA CHALLENGE 2019
Os discentes do IFAM - Campus Eirunepé, Bruno Gonzaga, Camila Lacerda e Hávila Soares participaram da Disputa Final do concurso ITA CHALLENGE 2019, apresentando a proposta de uma bomba de secagem de canoas para atender às comunidades ribeirinhas.
Como única equipe representante da região Norte, os discentes dos cursos técnicos de nível médio em Administração e Informática na forma integrada, sob orientação dos professores Romário Belém (Administração) e Moisés Espíndola (Física), se destacaram entre as 125 equipes de 13 estados do país, envolvendo 521 alunos de nível fundamental a graduação.
A fase de aprimoramento ocorreu no dia 14 de setembro e promoveu rodadas de mentorias com professores, empreendedores e gestores de diversas áreas que, com o intuito de aprimorar o negócio da Startup, disponibilizaram minutos de orientação e dicas aos alunos empreendedores.
A disputa final aconteceu no dia 05 de outubro, em São José dos Campos -SP, em um evento aberto ao público nas instalações do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. A equipe teve 3 minutos para realizar o elevator pitch e apresentar a sua proposta. O projeto foi avaliado por investidores, professores, profissionais da indústria e de startups e representantes de incubadoras e aceleradoras que levaram em conta critérios definidos para a decisão da equipe vencedora e os demais lugares de classificação. A Categoria Embarca premia os dois primeiros colocados e a equipe Startup Ribeirinhos alcançou o 3º lugar.
Para o professor de Administração Romário Belém, "a participação na competição foi de grande importância por ampliar nossa visão de conhecimento em relação às oportunidades impostas pelo mundo dos negócios. O conhecimento adquirido nas mentorias e a experiência vivida serão de grande valia para nossa carreira pessoal e profissional."
Para os discentes empreendedores, a experiência foi muito produtiva. O aluno do 2º ano do curso técnico de nível médio em Informática na forma integrada, Bruno Gonzaga, acredita que terá maior facilidade para identificar oportunidades e desenvolver outras ideias inovadoras e viáveis . Como concluinte do curso técnico em administração, Hávila Soares vislumbra êxito em sua carreira. Na mesma direção, a aluna Camila Lacerda destaca: "Foi uma experiência incrível! Apesar de não termos ganhado a premiação final, cada instante, network e feedback promoveram, de alguma forma, o sentimento de vitória e realização! Voltamos para casa com o dever cumprido e com a bagagem cheia de experiência e valor agregado."
No retorno à Eirunepé/AM, a equipe foi recebida no aeroporto pelos demais alunos do IFAM-Campus Eirunepé, com mensagens reconhecendo o brilhantismo dos competidores.