Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Eirunepe > Notícias > Aedes aegypti aqui não: # xô ziKa

Notícias

Aedes aegypti aqui não: # xô ziKa

por publicado: 19/02/2016 20h40 última modificação: 24/02/2016 12h20

Um conjunto de ações que visa mobilizar a comunidade através de medidas para Prevenção da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, em parceria com a Escola Estadual Francisca Mendes o campus Eirunepé realizou palestras no período da manhã com profissionais da área de saúde do campus tendo como público alvo alunos e servidores, tanto do IFAM quanto da Escola parceira.

De acordo com Adanilton Rabelo – Diretor do Campus, “É de grande importância a conscientização dos alunos, pois atinge toda a família e comunidade, agindo na prevenção e combate. Essas ações tornam-se mais relevantes quando se trata de educação e formação de crianças e adolescentes ainda em formação. Ressalta ainda que embora  a cidade ainda não possua foco do mosquito é de grande relevância a conscientização através da sensibilização da comunidade”.

No período vespertino foi realizada a mobilização e multirão com alunos e demais servidores no bairro Nossa Senhora de Fátima, onde se encontra as instalações provisórias do Campus Eirunepé, no qual ocorreu uma caminhada com deslocamento até o centro da cidade com panfletagem de materiais com dicas de como combater e prevenir o foco do mosquito Aedes aegypti.  Além disso, na mobilização, os alunos recolheram materiais/objetos que continham acúmulo de água e podiam tornar possíveis reservatórios para a reprodução e consequentemente a proliferação do mosquito.

Ressaltando a importância do evento, o professor e Chefe do Departamento de Ensino, Josemar Farias afirma: “Um projeto de educação realmente comprometido com a formação integral do indivíduo em seus aspectos cognitivos e sócio-culturais, dentro de uma proposta que vise não somente formar mão-de-obra qualificada para o mercado de trabalho, mas principalmente, indivíduos críticos e participativos na sociedade, despertando em cada educando o protagonismo com ações que possam impactar positivamente o meio em que se encontra inserido, não podendo dessa forma, ficar alheia as ações de prevenção e controle de uma doença que tem tomado proporções alarmantes”.

Por hora ressaltamos novamente a importância do referido evento circunscrito no âmbito das ações do ministério da educação - MEC, através de um conjunto de ações interinstitucionais materializados no “ pacto” da educação brasileira contra o Zika (Programa do Ministério de Educação contra o ZIKA).