Notícias
Alunos de Agropecuária fazem aula prática sobre Resíduos Sólidos no Município de Eirunepé
No dia 30 de agosto de 2017, alunos do 1° ano do curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM campus Eirunepé realizaram uma aula prática sobre Resíduos Sólidos no município. A atividade está interligada ao conteúdo da disciplina “Educação e Legislação Ambiental”, a qual aborda temas diversos e interdisciplinares, além de levantar reflexões sobre como a população está interagindo com o ambiente, ou seja, qual tem sido o posicionamento e as ações da sociedade perante o ambiente em que ela vive e do qual faz parte.
A atividade foi coordenada pelo professor responsável pela referida disciplina, Marcos Vinícius Ribeiro de Castro Simão, contou com o apoio técnico do Professor Hugo Barros da Silva, da área de Gestão Pública, e do Técnico em Assuntos Educacionais Renan Rocha de Holanda Sousa.
Durante a realização da aula prática, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar alguns pontos situados no município, levando-os a interagir com a comunidade e refletir sobre a produção, origem e destinação dos resíduos sólidos urbanos.
O primeiro ponto visitado foi um trapiche no bairro Santo Antônio, popularmente conhecido como Vila Cacau. Nesse local verificou-se que praticamente não há cuidado com a destinação do lixo doméstico, o qual se acumula debaixo das casas (imagem “a”). De acordo com relatos de uma moradora, a população que ali reside sofre com o excesso de lixo, principalmente na época das cheias, quando o grande volume de lixo chega a invadir as casas, causando mau cheiro e disseminando doenças.
O segundo local observado referiu-se a um lote vago na Rua Otaviano Melo, situado no Bairro Nossa Senhora de Fátima. Nessa região notou-se um acúmulo de lixo, apesar da existência de uma placa avisando sobre a proibição de se jogar lixo naquele ambiente. Outro problema identificado relacionou-se a prática da queima de parte desse lixo (imagem “b”).
O último local percorrido foi o lixão do município, situado em uma estrada conhecida como ramal do Xidá. Na entrada da área observou-se que existem casas praticamente dentro do lixão e que o matadouro do município também se situa próximo a essa área (imagem “c”). No decorrer da visita organizou-se uma dinâmica de grupo com os alunos, os quais registraram a ocorrência de diversos tipos de resíduos sólidos, como pilhas, baterias, fraldas, geladeiras, entulho de construção, resíduos orgânicos diversos, plásticos, vidros, metais, entre outros (imagem “d”). Foi discutido que todos esses resíduos despejados de forma inapropriada em uma área, levam à poluição não apenas do solo, como também do ar, devido à queima frequente do lixo, e de um componente fundamental do ambiente, o lençol freático, que abastece boa parte da população eirunepeense.
Com base nos comentários dos alunos, ficou evidente que o objetivo principal da aula prática foi alcançado, ocasionando a sensibilização dos mesmos quanto aos problemas oriundos da destinação inadequada do lixo, que acarreta sérios prejuízos ao ambiente.