Notícias
IFAM CAMPUS MAUÉS REALIZA ATIVIDADE DE EXTENSÃO NA COMUNIDADE MENINO DEUS - RIO LIMĀO
por JOSÉ ARAGÃO CARDOSO NETO
publicado:
23/07/2021 17h17
última modificação:
03/11/2021 20h51
No dia 08 de julho, de 2021, na Comunidade Menino Deus, no Rio Limão, na cidade de Maués-AM, foi realizado o primeiro encontro com as mulheres cadastradas a participar do Projeto de Extensão, “Pano de Prato: costureiras artesãs e empreendedoras”. A finalidade do encontro foi apresentar e dialogar sobre o desenvolvimento do referido projeto, que acontecerá no decorrer deste ano.
O projeto foi um dos contemplados no Edital do PROEX/IFAM, com concessão de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), está voltado para o empreendedorismo e tem como objetivo oferecer às mulheres da comunidade mauesense, capacitação, por meio de oficinas, incentivando ideias criativas que transformem talento e arte em negócio, visando contribuir com a sua renda familiar.
Seguindo o protocolo de biossegurança, em função da COVID-19, estiveram presentes no encontro, as costureiras locais, a presidente da Comunidade, a presidente da Associação das Artesãs, assim como do IFAM/Maués, a Coordenadora de Extensão e do projeto, Profª Socorro Libório, da Coordenação de Ensino, Profª Iara Silva, do Coordenador de Pesquisa e da Comissão de Comunicação do IFAM, José Neto, e dos demais que integram o projeto, como a Profª Amélia, Profª Maria Muniz, Profª Valdeli, do servidor Éderson Souza, e da servidora Nathalia Cavalcante.

O encontro foi dividido em dois momentos: No primeiro, foi organizada uma roda de conversa, começando pela apresentação das pessoas e explanação do projeto, com um intervalo para a partilha do lanche, e prosseguiu com as explanações referentes às duas oficinas.

A professora Socorro Libório explanou sobre o projeto Pano de Prato, justificando sua criação, mencionando seus objetivos, sua metodologia e a importância para a comunidade. Finalizou destacando a necessidade da presença feminina no lar e no espaço público, na política e elogiou o protagonismo feminino existente na comunidade. Ressaltou também o empenho dos servidores do IFAM que trabalham na logística para que a extensão aconteça.
Na ocasião, foi distribuído para cada participante um kit com material didático, para ser utilizado na oficina de Empreendedorismo. Em seguida, a professora Amélia Jandrea, que ministrará essa oficina, fez uma breve apresentação do assunto e orientou uma atividade para que as participantes realizassem no “tempo comunidade”.


A professora Valdeli Medeiros, Coordenadora do Eixo Tecnológico: gestão e negócios, além de relatar algumas experiências com o intuito de incentivar as participantes, falou também como será a dinâmica utilizada na oficina de costura.
Dentre os vários relatos das participantes da comunidade e da equipe integrante do projeto, durante o encontro destacamos a fala da presidente Rosilene da Silva Brandão
Essa foi a primeira etapa do projeto, que será desenvolvido no período de seis meses, na comunidade. A programação foi encerrada com os acertos para a próxima etapa do projeto, e com a retomada de algumas falas da Professora Iara Silva, da Professora Socorro Libório e a assinatura da Ata de reunião da Comunidade.
Autora do texto: Maria do Socorro Libório