Notícias
IFAM Campus Maués, EMBRAPA, INPA e FAPEAM realizam cursos de meliponicultura em parceria
O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM Campus Maués, em parceria com a EMBRAPA, INPA E FAPEAM, realizou cursos de meliponicultura para produtores rurais, profissionais do setor primário e estudantes nos dias 23, 24 e 25 de março de 2022.
O Evento foi dividido em dois momentos, nos dias 23 e 24 de março de 2022 foi realizado um treinamento no manejo de Abelhas Nativas Sem Ferrão para produtores e profissionais, visando estimular e profissionalizar a atividade da meliponicultura na região. As atividades teóricas foram realizadas no auditório do campo experimental da EMBRAPA em Maués e as práticas no melinonário do Sr. Claudomiro de Souza, produtor rural da estrada da Ambev.
Os produtores puderam aprender sobre as oportunidades da criação de abelhas sem ferrão e a produção do mel, própolis e pólen; a instalação e o povoamento de meliponários; a diversidade de abelhas nativas e o seu potencial; a padronização do meliponário, com uso e manejo correto das caixas; a multiplicação de colônias; a alimentação alternativa; a colheita, o beneficiamento e a valoração do mel; sobre o mercado, a logística e o custo do mel; e sobre o controle de inimigos.
Ao final do evento, tivemos a fala do Sr. Cláudomiro de Sousa (ouça o áudio) e do palestrante Hélio Vilas Boas (ouça o áudio), que falaram da importância do curso para a região.
A segunda etapa ocorreu no dia 25 de março de 2022, em formato de minicurso, com discentes e servidores do IFAM. As atividades iniciaram no auditório do IFAM e, sem seguida, foi realizada atividade prática no meliponário da instituição. Os participantes observaram as oportunidades que podem ser exploradas com as abelhas nativas, compreenderam a biologia das abelhas, a diversidade encontrada na região e os potenciais econômicos a serem trabalhados no município.
Na sessão prática, os participantes verificaram a estrutura de uma colmeia, a divisão hierárquica, a colheita do mel, a limpeza das caixas, a multiplicação e o transporte das abelhas.
Os cursos foram ministrados pelos instrutores Hélio Vilas Boas – Grupo de Pesquisas em Abelhas/INPA e Rogério Marcos de Oliveira Alves - professor aposentado do IFBaiano e pesquisador em projeto financiado pela FAPEAM. Os cursos contaram com a coordenação da Dra. Cristiane Krug (EMBRAPA CPAA) e a organização de José de Ribamar (EMBRAPA CPAA - Maués), e dos servidores do IFAM campus Maués professor Danilo de Oliveira Machado, Robernildo Pinto, José Aragão Cardoso Neto – coordenador de Pesquisa e Inovação, Maria do Socorro Libório dos Santos – coordenadora de Extensão e com o apoio do Departamento de Planejamento e Administração – DAP do IFAM/CMA.