Notícias
IFAM Maués realiza oficinas temáticas com 8 comunidades ribeirinhas
O projeto de extensão Transferência de Tecnologia da Produção e Fabricação Artesanal de Peixe Defumado, uma iniciativa para inserção produtiva de mulheres e geração de renda (EDITAL Nº 11/2020/PROEX/IFAM), culminou na realização de um curso que capacitou um grupo de 38 mulheres de 5 comunidades diferentes (Ilha do Sol, São José do Paricá, Santa Maria, Vitória da Conquista e Santo Antônio do Gil). E através do desdobramento desse projeto capacitamos mais 70 pessoas das comunidades Novo Paraíso e Cristo Bom Pastor do rio Apoquitaua miri e São Tomé e Curuça no município de Boa Vista do Ramos.
A oficina intitulada Manipulação e Beneficiamento do Pescado, foi coordenada pelo professor do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros e subcoordenador do NUPA NORTE/CMA, Anndson Brelaz de Oliveira. O professor teve apoio de uma equipe de servidores (José Lima, Robernildo Pinto e o professor Elias Souza), discentes (Ferdinando Oliveira, Ramon Paiva e José Omar) e de um egresso (Téc. em Recursos Pesqueiros Efraim Vasconcelos) para o planejamento e realização das oficinas, que aconteceram nos meses de setembro a novembro.
Em 20 horas de curso, foram abordados conteúdos teóricos e práticos, sendo 4 horas na sala de aula, com os temas: mulheres empreendedoras, modulagem de negócio para fins de mercado; boas práticas de higiene e manipulação do pescado; composição química da carne de peixes; fatores de deterioração do pescado e outros. As atividades práticas contabilizaram 16 horas e abordaram o beneficiamento e o processamento do pescado (manipulação e conservação); a filetagem, a retirada de espinha, a defumação, bem como a produção de patês, fishburguers e nuggets. Com os produtos, foi possível criar pratos muito saborosos, sempre buscando utilizar ingredientes regionais como: caldo de jerimum, costela de tambaqui defumado, patês de batata doce e cará roxo com peixe defumado, nuggets e fishburguer de tucunaré e tambaqui, torta de palmito com peixe defumado, escondidinho de cará roxo com peixe defumado e banana frita.
A cerimônia de entrega dos certificados teve como ponto alto a degustação dos pratos elaborados à base de pescado que foram preparados pelas alunas. A cerimônia foi acompanhada por comunitários e por turistas do Rio Grande do Sul que estavam na localidade, que se deliciaram com o sabor dos produtos preparados. Além da disseminação da cultura empreendedora e da valorização do pescado, buscou-se proporcionar e incentivar o protagonismo feminino e a iniciativa futura na busca de possibilidades de geração de renda por meio de uma postura empreendedora e autônoma.
Autor do texto: Anndson Brelaz de Oliveira