Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > Aluna do CMDI representa IFAM no Desafio Conecta IF

Aluna do CMDI representa IFAM no Desafio Conecta IF

por publicado: 19/09/2018 16h44 última modificação: 05/10/2018 16h01

O Instituto Federal de Brasília (IFB) realizou a 3ª edição do CONECTA IF, entre os dias 6 e 10 de agosto de 2018, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Entre os vários eventos do CONECTA IF, o IFB promoveu o VI Desafio de Projetos, com o apoio do CNPq. O Tema Central foi "Meninas na Ciência", cujo objetivo foi mostrar os talentos femininos que a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) têm em suas unidades espalhadas pelo Brasil. A proposta foi levar uma estudante de cada IF para Brasília.

Nesse sentido, o IFAM selecionou uma representante, baseado no mérito acadêmico e científico, no apoio oferecido pelos campi, regularmente matriculada, maior de 18 anos e cursando, preferencialmente, curso em uma das áreas: Química, Física, Matemática, Computação, Engenharia ou cursos superiores de tecnologia para participar do evento.

A discente Maria Vitória Ramos Ribeiro, do curso de Engenharia de Controle e Automação, também egressa do Ensino Médio em Mecatrônica deste campus, foi a selecionada e fez parte da equipe responsável pela disciplina de Física, que desenvolveu um Circuito Físico composto por quatro estações, cada uma abordando os seguintes assuntos: atrito, densidade, plano inclinado e movimento circular uniforme.

IMG_20180814_222143_021.jpg

"O projeto criado funciona como um tipo de game em que os alunos precisam responder perguntas relacionadas aos assuntos citados para fazer com que um carro complete todo o circuito. Trata-se de um carro seguidor de linha, programado para se movimentar por meio de sensores. As perguntas envolviam os elementos presentes no circuito como roda gigante, montanhas, carros, lagos, entre outros. Cards foram elaborados com as perguntas que deveriam ser feitas em cada subestação, além de uma cartilha explicativa ao professor de como aplicar o projeto em sala de aula", explicou a discente.

Desafio de Projetos - ConectaIF

O Desafio de Projetos proposto no ConectaIF busca criar, a partir de uma lista de materiais, kits didáticos para o ensino das disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia no ensino médio. Por dia, quatro equipes eram sorteadas, com aproximadamente 10 estudantes, para apresentação dos projetos.