Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > Apresentação Pré-Banca do Projeto Curumim Empreendedor

Apresentação Pré-Banca do Projeto Curumim Empreendedor

por publicado: 25/01/2024 19h46 última modificação: 25/01/2024 19h48

No início de janeiro de 2024, o campus Manaus Distrito Industrial do Instituto Federal do Amazonas foi o cenário da primeira apresentação da Pré-Banca do projeto Curumim Empreendedor. O foco principal desse evento foi a exposição das ideias dos alunos, com ênfase na economia criativa. A organização da banca ficou a cargo da coordenação do projeto em parceria com a consultoria MARINHO COMÉRCIO EXTERIOR. Os convidados incluíram representantes do governo, empresas, startups, instituições de ensino e membros da sociedade civil ligados a empreendedorismo, inovação, ODS, gestão e negócios.

O projeto Curumim Empreendedor proporcionou duas turmas de capacitação em empreendedorismo, tecnologia e inovação. A dinâmica da apresentação dos alunos para a banca de avaliadores envolveu a formação de equipes compostas por 5 membros. Com a assistência dos instrutores e orientadores, os alunos conduziram pesquisas de negócios para determinar se suas ideias representavam inovações ou já existiam no mercado. Esse processo incluiu estudos aprofundados e entrevistas com possíveis usuários dos negócios propostos.

Os critérios estabelecidos para a avaliação da banca abrangeram diversos aspectos, desde a concepção da ideia e modelo de negócio até a paixão pelo empreendimento e o empoderamento dos alunos. As 12 ideias apresentadas pelos alunos foram recebidas de maneira positiva, elogiadas pelos membros da banca, que destacaram a criatividade, o potencial de impacto social, a postura e comportamento, assim como a viabilidade comercial dessas propostas.

Os avaliadores contribuíram com críticas construtivas e sugestões para aprimorar as apresentações e tornar as ideias mais viáveis. Essas recomendações foram prontamente acatadas e planeja-se incorporá-las nas próximas apresentações pré-banca. Em suma, a primeira Pré-Banca do Projeto Curumim Empreendedor foi um sucesso, com os alunos apresentando ideias inovadoras e promissoras, com potencial para gerar impacto social e econômico positivo.