Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > Artigo de professor do CMDI é apresentado em evento Internacional

Artigo de professor do CMDI é apresentado em evento Internacional

Trabalho foi destaque na 47th Frontiers in Education em Indianápolis (EUA)
por publicado: 24/10/2017 15h33 última modificação: 25/10/2017 17h00

O docente do IFAM-CMDI, professor Me. Vitor Bremgartner, defendeu artigo científico no dia 21 de outubro de 2017 no evento internacional 47th Frontiers in Education em Indianápolis, EUA, organizado pela IEEE. O artigo tem o título Conceptual Framework of Educational Resources Adaptation for Improve Collaborative Learning in Virtual Learning Environments, resultado de seu trabalho de Doutorado sob a orientação do prof. Dr. José Magalhães Netto (UFAM) e co-orientação do prof. Dr. Crediné Menezes (UFRGS) . O trabalho trata de um framework conceitual de adaptação de recursos educacionais aplicado em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, nesse caso, o Moodle. Tal framework foi utilizado em suas turmas de Algoritmos e Programação no IFAM-CMDI.

vtr brgtnr.png

Um framework conceitual é um conjunto de conceitos usados para resolver um problema de um domínio específico, onde não se trata de um software executável, mas sim de um modelo de dados para um domínio. O framework atua onde há funcionalidades em comum a várias aplicações. Assim, no artigo do docente o framework utilizado, chamado de ArCARE (Arcabouço Conceitual de Adaptação de Recursos Educacionais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVAs), permite a adaptação de recursos para estudantes no Moodle, com o objetivo de resolver o problema da apresentação de recursos educacionais da mesma forma para todos os estudantes. Tal framework visa a construção do conhecimento dos alunos e para isso foi desenvolvido um sistema que utiliza tecnologias de Inteligência Artificial. Estes recursos no ArCARE são recomendação e adaptação de atividades colaborativas para estudantes.

Além disso, o docente também teve outro artigo, como coautor: "Applying Social Network Analysis in a Course Supported by a LMS: Report of a Case Study", tendo como autora principal sua colega de Doutorado Dhanielly Lima e o prof. José Magalhães Netto.

Mais informações podem ser vistas no link do evento: http://fie2017.org/