Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > Discente do CMDI é aprovado para a fase final da OBR 2019 - Modalidade Teórica

Discente do CMDI é aprovado para a fase final da OBR 2019 - Modalidade Teórica

por publicado: 12/08/2019 17h40 última modificação: 12/08/2019 17h43

Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2019)

O discente do CMDI Raysson Cavalcante Vieira, do Ensino Médio Integrado em Mecatrônica (turma EIMEC11A), foi aprovado para a Fase 2 (final) da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2019), na Modalidade Teórica, pela sua excelente pontuação na Fase 1.

O professor Dr. Vitor Bremgartner, que coordena a Modalidade Teórica, ressalta que tal conquista representa um avanço para o CMDI nessa Modalidade, visto que nos últimos anos houve um foco maior apenas na Modalidade Prática, onde o CMDI é o atual vice-campeão Nacional. Além disso, o professor parabeniza o aluno, seus professores do CMDI e sua escola anterior (Escola Estadual Djalma da Cunha Batista), que contribuiu para a formação básica do discente Raysson.

Robot2019.png
Da esquerda para direita: Vitor Bremgartner da Frota e Raysson Cavalcante Vieira

Próxima fase

A Fase 2 da Modalidade Teórica ocorrerá em 23/08/2019, na Fundação Matias Machline (Sede Regional). Já a Modalidade Prática tem a coordenação pelo CMDI do professor Hillermann Lima e iniciará em setembro de 2019.

Sobre a competição

A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras que utiliza-se da temática da robótica. Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Publico Alvo:

Destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. Possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.

Premiação

A distinção, para a OBR, dá-se de duas formas diferentes: em função do desempenho do aluno em uma edição da olimpíada (buscando reconhecer os jovens com elevado potencial para áreas técnico-científicas), ou então em função da expressiva melhora do desempenho individual do aluno ao longo dos anos (nesse caso estimulando o jovem a superar seus próprios limites pessoais).

Além da medalha física recebida, a OBR mantém desde 2009 um quadro de medalhas virtual, disponível para as escolas e professores em área especial do Sistema Olimpo. Toda medalha física atribuída a um participante da OBR será permanentemente registrada de forma virtual no quadro de medalhas da escola como um reconhecimento da OBR ao seu mérito e à contribuição para a formação de recursos humanos no Brasil ao longo dos anos.

CMDI é o atual Vice-campeão em nível nacional

O IFAM CMDI já participou diversas vezes da OBR, obtendo importantes vitórias. Em 2018, a equipe Ólympus, bicampeã da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) na Etapa Regional e vice-campeã na etapa nacional, teve como integrantes os alunos de mecatrônica do terceiro ano na época, Amanda Chaves, Luan Sá Pereira e Suellen Ketten Souza. Os professores: Micila Sumaria M. Pereira e Hillermann Lima foram os técnicos da equipe.

Para mais informações, visite o [site da OBR]