Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > Grupo de pesquisa do IFAM CMDI é responsável por 60% das publicações científicas do campus

por publicado: 24/08/2018 14h45 última modificação: 24/08/2018 14h50

O grupo de pesquisa iniciou suas atividades no começo de 2017, e de lá pra cá já publicou artigos em todo Brasil.

A intenção de criar o grupo foi de fomentar e otimizar a pesquisa acadêmica entre os alunos de Tecnologia em Logística do IFAM-Campus Manaus Distrito Industrial.

A publicação de artigos é pré-requisito para a conclusão do CST em Logística, dessa forma, o grupo de pesquisa potencializa suas produções com a intenção também de ajudar os alunos com a conclusão do curso.

Entre 2017 e 2018, foram aprovados artigos em eventos nacionais como o Congresso Nacional de Administração (CONAD), Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção (CONBREPRO) e até eventos internacionais, como Congresso Internacional de Logística (FATECLOG), Congresso Internacional de Administração (ADM), entre muitos outros. Suas pesquisas não só estão no Brasil, como também em outros países, como a Argentina e a Colombia. Com isso, o grupo é responsável por 60% das publicações científicas do campus.

Um dos idealizadores do grupo, foi o professor Me Marcos Carneiro que  proporcionou aos alunos uma maior autonomia como pesquisadores, o Professor afirma que trabalhar com a pesquisa é o que estimula seu potencial como docente e provoca a curiosidade entre os discentes, os ajudando a crescer academicamente.

O grupo tem em torno de 15 integrantes com um ritmo acelerado de produção, a intenção é agregar muito mais estudantes e professores.

Fruto dessa brilhante trajetória de pesquisa, o grupo está reunindo todos os trabalhos em um livro que pretende ter seu lançamento ainda esse ano. O livro vem com a ideia de estimular a pesquisa no campus, e assim proporcionar uma dinâmica de pesquisa em todos os cursos do CMDI.

Entre as áreas de estudo do grupo, estão a logística, educação, empreendedorismo, avanços tecnológicos, meio ambiente e modelo industrial.