Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > Jubileu de pérola do Campus Manaus Distrito Industrial - CMDI completa 30 Anos

Jubileu de pérola do Campus Manaus Distrito Industrial - CMDI completa 30 Anos

por publicado: 23/09/2022 08h25 última modificação: 20/01/2023 15h15
Colaboradores: Karollyne Costa da Silva,

Campus Manaus Distrito Industrial

20220914_081110.jpg

A UNED – Manaus foi inaugurada ainda na década de 80, na administração do Professor Jorge Humberto Barreto por meio da Portaria Ministerial nº 067 de fevereiro de 1987, com o Nome de Unidade de Ensino Descentralizada de Manaus – UNED e autorizada a funcionar através da Portaria nº 1.241 de 27 de agosto de 1992, oferecendo inicialmente os cursos de Informática Industrial e Eletrônica.

É importante relembrar que no ato de criação, a ETFAM, hoje IFAM, não possuía área para a sua construção, sendo cedido um lote de terra pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), sobe o n º 168, no dia 18 de agosto de 1988, localizado na Avenida Governador Danilo Areosa 1672, Distrito Industrial. Durante sua construção, ainda foi realizado concurso para lotação de servidores na unidade, porém após a conclusão da obra, a ETFAM não tinha recursos financeiros para dotar a nova escola de infraestrutura adequada para seu funcionamento, gerando um convênio entre a ETFAM e FUCAPI, no qual se acordava a cessão do referido prédio para a FUCAPI a fim de instalar o Centro Amazonense de Educação Tecnológica Lindolfo Collor – CAET.

Em 1992, depois do Tribunal de Contas da União ter detectado irregularidades no contrato entre as duas instituições citadas anteriormente, a gestão da escola retorna à responsabilidade da ETFAM, conforme portaria descrita no primeiro parágrafo deste histórico. Dessa forma, os cursos ministrados então Mecânica fina e Informática Industrial (Hardware), receberam o seguinte encaminhamento: o curso de Mecânica ofertada na ETFAM, sofrendo uma mudança radical no seu perfil, inclusive ocasionando a transferência de seus alunos para a unidade central, enquanto que o curso de Informática Industrial foi totalmente acolhido pela nova escola.

Não tendo recursos financeiros próprios e nem tampouco pessoal administrativo, já que os servidores, destinados à UNED, estavam todos distribuídos nos diversos setores da ETFAM, o primeiro Diretor, Jefferson Jurema Silva, enfrentou um grande desafio em administrar uma nova unidade que acolheria os cursos de Informática Industrial, herança do CAET, e Eletrônica, herança da ETFAM, que iniciou sua primeira turma em 1993, sendo as turmas antigas do respectivo curso transferidas para UNED somente no ano de 1994, após um período de resistência. Essa época inicial da UNED foi marcada por uma união muito intensa. Entre os servidores da FUCAPI que permaneceram e os novos oriundos da ETFAM, resultando em ações educativas de enorme significado para a vida dos alunos dessa etapa.

Devido a sua localização, na área do Distrito Industrial, distante do perímetro urbano de Manaus, o acesso à unidade é um problema até hoje, em decorrência das poucas alternativas de transporte coletivo ofertadas, o que já levou a comunidade a organizar manifestações importantes para a sensibilização de órgãos públicos Com a mudança da ETFAM para CEFET – AM, em 2001 a UNED passou a ofertar o curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações, ampliando posteriormente para Tecnologia de Materiais de Processos e Componentes Eletrônicos e Mecatrônica. Somente 2002, na gestão do Professor José Carlos Nunes de Mello no dia 05 de setembro, foi lavrada a escritura de doação do terreno para Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (CEFET – AM).

Em Decorrência da transformação de CEFET – AM para IFAM, em 2008, a UNED passou em 2009, a denominar – se Campus Manaus Distrito Industrial – CMDI, ganhando finalmente sua autonomia financeira, tendo liberdade para gerenciar seus recursos próprios, o que, então, era um grande obstáculo para realização de determinadas ações que, quase sempre, eram adiadas por falta de liberação de verba. Começa assim, uma nova etapa administrativa para o agora CMDI.

Na gestão do Professor Raymundo Luiz e Salles Teixeira, através da Portaria nº 525 – GDG/ETFAM/92, de 23.09.2002, a UNED – Manaus teve o seu aniversário estabelecido para o dia 23 de setembro, como forma de ser inserida nas comemorações da Semana do Ensino Tecnológico que se originou com a criação das Escolas Técnicas em 1909 pelo Presidente Nilo Peçanha.

Nestes 30 ANOS de funcionamento, o Campus Manaus Distrito Industrial vem atualizando a oferta de seus cursos de acordo com as necessidades de mercado, conforme pode ser constatado pela diversificação dos cursos em seus níveis e modalidades de ensino:

1. ENSINO MÉDIO
1. ELETRÔNICA
2. MECATRONICA
2. ENSINO SUBSEQUENTE
1. ELETRÔNICA
2. AUTOMAÇÃO
3. ENSINO PARA JOVENS E ADULLTOS (EJA)
1. LOGÍSTICA
4. ENSINO TECNOLÓGICO SUPERIOR
1.TECNOLOLOGIA EM LOGÍSTICA
2. TECNOLIGA EM TELECOMUNICAÇÕES
3. TECNOLIGA EM AUTOMAÇÃO
4. TECNOLOGIA EM ELETRÔNICA
5. ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO (ECAT)

Fonte: SILVA, S.C; OLIVEIRA, S.S.B. Os Caminhos Tortuosos do PROEJA nos campi do IFAM da   Cidade de Manaus. 1. ed. Novas Edições, 2016, v. 1.289p.

Na última sexta-feira (23/09), A comunidade acadêmica do Campus - CMDI, realizou uma grande festividade para comemorar a data:

WhatsApp Image 2022-09-21 at 14.44.35.jpeg

Acesse mais registros do evento: https://photos.app.goo.gl/1D1T5i3jpBVRnqqVA