Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > NAPNE promove ciclo de palestras

NAPNE promove ciclo de palestras

NAPNE do IFAM organiza ciclo de palestras em alusão ao "Dia Nacional do Surdo".
por publicado: 21/09/2015 15h54 última modificação: 23/09/2015 18h30

O Núcleo de atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas (NAPNE) do IFAM Campus Distrito Industria (CMDI), promove o ciclo de palestras de educação inclusiva em alusão ao dia nacional do surdo. Contará com a palestra do professor Esp. Jackson da Silva Vale, da Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Desde 2008, o dia 26 de setembro foi oficializado no Brasil como “Dia Nacional do Surdo”. Esta comemoração ocorre a nível mundial em que se comemoram as línguas de sinais de diversos países.  O mês de setembro é então conhecido como “Setembro Azul”. É neste mês que ocorre a divulgação das lutas e conquistas da comunidade surda pelos seus direitos linguísticos e culturais.

A comunidade surda conquistou o reconhecimento nacional sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em 2002 com a lei de Libras e homologada pelo Decreto 5.626 em 2005. Tal decreto reconhece a Libras como a primeira língua do surdo, sendo o português considerado como segunda língua. Isso possibilitou a inserção de professores bilíngues e intérpretes nos espaços educacionais.­­­­­­

*Haverá interpretação simultânea para língua portuguesa.

Dia: 25/9/2015 (sexta-feira)
Local: Auditório Célio A. de Almeida – IFAM Distrito Industrial
Público: alunos, professores e comunidade em geral.

Informações pelo email: napne_cmdi@ifam.edu.br / josecarlos.souza@ifam.edu.br ou na sala do NAPNE durante a semana de 13h às 17h.

Slide1.JPG