Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > Iniciaram as inscrições para a OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA (OBR) 2019, Campus (CMDI) é o atual Vice-campeão nacional

por publicado: 24/04/2019 12h10 última modificação: 07/05/2019 13h46

Período, modalidades e etapas

Estão abertas as inscrições para as modalidades teórica e prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2019. Os interessados devem procurar os professores Vitor Bremgartner (modalidade teórica, pelo e-mail vitorbref@gmail.com) e Hillermann Lima (modalidade prática, pelo e-mail hillermann@ifam.edu.br), inclusive para esclarecimento de dúvidas. As datas importantes relativas à OBR estão no cartaz abaixo:

Cartaz-OBR_ETAPA-NACIONAL_42x60cm_web-717x1024cmdi.jpg

Sobre a competição

A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras que utiliza-se da temática da robótica. Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Publico Alvo:

Destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. Possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.

Premiação

A distinção, para a OBR, dá-se de duas formas diferentes: em função do desempenho do aluno em uma edição da olimpíada (buscando reconhecer os jovens com elevado potencial para áreas técnico-científicas), ou então em função da expressiva melhora do desempenho individual do aluno ao longo dos anos (nesse caso estimulando o jovem a superar seus próprios limites pessoais).

Além da medalha física recebida, a OBR mantém desde 2009 um quadro de medalhas virtual, disponível para as escolas e professores em área especial do Sistema Olimpo. Toda medalha física atribuída a um participante da OBR será permanentemente registrada de forma virtual no quadro de medalhas da escola como um reconhecimento da OBR ao seu mérito e à contribuição para a formação de recursos humanos no Brasil ao longo dos anos.

CMDI é o atual Vice-campeão em nível nacional

O IFAM CMDI já participou diversas vezes da OBR, obtendo importantes vitórias. Em 2018, a equipe Ólympus, bicampeã da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) na Etapa Regional e vice-campeã na etapa nacional, teve como integrantes os alunos de mecatrônica do terceiro ano na época, Amanda Chaves, Luan Sá Pereira e Suellen Ketten Souza (foto, respectivamente, da esquerda para direita). Os professores: Micila Sumaria M. Pereira e Hillermann Lima foram os técnicos da equipe.

Vice OBR.jpg

Manual de Estudos