Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus - Zona Leste > Notícias > 1º Intercâmbio Cultural

1º Intercâmbio Cultural

por publicado: 06/12/2016 10h33 última modificação: 06/12/2016 10h35

O IFAM-CMZL vai sediar neste final de semana prolongado, de 08 a 10 de Dezembro, o “1º Intercâmbio Cultural de Valorização da Capoeira Angola no Estado do Amazonas” O evento está sendo realizado pela Fundação Internacional de Capoeira Angola (FICA), sede Manaus, por meio do Contra mestre Gunter (Chico Bento), que procurou o IFAM-CMZL, para apoiar a realização do Intercâmbio. O CMZL têm oportunizado a prática da capoeira angola desde 1998, quando o professor do curso Florestal, Philippe (Contra mestre Tintim) prático da capoeira, começou a dar aulas também de capoeira, envolvendo a comunidade local e do entorno do Instituto.

O Intercâmbio contará com a presença de Mestres reconhecidos local, nacional e internacionalmente, como Mestre Cobra-mansa, Valmir e Jurandir. Também com mestres, professores e praticantes de Manaus, Amazonas, Pará, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, além de praticantes da Venezuela e Colômbia. Neste sentido, os mestres, professores e praticantes de Manaus, terão um papel preponderante no acolhimento dos participantes.

A Coordenação de Extensão do CMZL e o coordenador do Intercâmbio dentro ao Campus, prof. Philippe Waldhoff, consideram que com este apoio o IFAM desempenha um importante papel estabelecido no Estatuto da Igualdade Racial (Lei Nº 12.288, de 20 de julho 2010), onde está prescrito que poder público estimulará e apoiará ações socioeducacionais realizadas por entidades do movimento negro que desenvolvam atividades voltadas para a inclusão social, mediante cooperação técnica, intercâmbios, convênios e incentivos, entre outros mecanismos (Art. 14).

O IFAM dará apoio por meio de suas quadras esportivas, alojamento e auditório. De uma forma muito especial, também irá ocorrer um intercâmbio entre práticas e saberes de Permacultura junto ao Centro de Referência em Agroecologia. O organizador do Intercâmbio, Contra mestre Gunter, irá disponibilizar 20 vagas para alunos e toda a comunidade do IFAM, que estejam interessados em participar.

A abertura do Intercâmbio será no dia 08 de dezembro às 17:00, com uma aula inicial e uma roda de capoeira angola. No dia 10 (sábado) as 9:00, ocorrerá uma aula para qualquer pessoa interessada em se envolver no Intercâmbio.

08 de Dezembro
17h as 19h                Inscrição e Aula inaugural