Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus - Zona Leste > INSTITUIÇÃO > A instituição

CAMPUS MANAUS ZONA LESTE

HISTÓRICO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Manaus Zona Leste (IFAM/CMZL) tem na sua origem a antiga Escola Agrotécnica Federal de Manaus (EAFM), instituição de ensino médio e profissionalizante federal criada pelo Decreto Lei no. 2.225 de 05/1940, como Aprendizado Agrícola Rio Branco com sede no Estado do Acre. Iniciou suas atividades em 19 de abril de 1941. Transferiu-se para o Amazonas através do Decreto Lei no. 9.758, de 05 de setembro 1946, e foi elevada à categoria de escola, passando a denominar-se Escola de Iniciação Agrícola do Amazonas. Posteriormente, passou a ser chamado Ginásio Agrícola do Amazonas.

Em 12 de maio de 1972, foi elevada à categoria de Colégio Agrícola do Amazonas, pelo Decreto no. 70.513, ano em que se transferiu para o atual endereço. Em 1979, através do Decreto no. 83.935, de 04 de setembro, passou a ser denominada Escola Agrotécnica Federal de Manaus. Transformou-se em autarquia educacional de regime pela Lei no. 8.731, de 16 de novembro de 1993, vinculada ao Ministério da Educação e do Desporto, através da Secretaria de Educação Tecnológica - SETEC, nos termos do art. 2o, do anexo I, do Decreto No. 2.147, de 14 de fevereiro de 1997. E a partir de 28 de dezembro de 2008 fundiu-se com o CEFET/AM e a Escola Agrotécnica Federal de São Gabriel da Cachoeira (EAFSGC), constituindo o atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Amazonas (IFAM). Sendo a antiga unidade da EAFM denominada Campus Manaus Zona Leste.

A área total do IFAM – CMZL é de 1.640.000 m2, sendo que desse total 13.343,56 m2 são de área construída. Sua estrutura física é composta por Laboratórios de Informática, Biologia, Química, Anatomia, Agroindústria de beneficiamento de produtos de origem animal e vegetal, Panificação, Laticínio, Ginásio de Esportes, Campo de Futebol com Pista de Atletismo, Refeitório, Biblioteca, Alojamentos de Estudantes, Setor Administrativo, Setor Pedagógico, Centro de Treinamento, Herbário, Auditório, Unidades Educativas de Produção Agrícola, Clínica Veterinária e Complexo de Salas e Laboratórios de Medicina Veterinária. 


Em 2011 o campus começou a ofertar cursos na área de informática, sendo iniciados os cursos de Informática e Manutenção e Suporte em Informática. Em 2018 iniciou o primeiro curso de graduação do campus na área de computação, sendo iniciada a turma de Engenharia de Software.

O campus ministra cursos técnicos de ensino médio na forma integrada em Agropecuária, Agroecologia, Paisagismo e Administração; cursos técnicos de nível médio na forma subsequente em Agroecologia, Agropecuária, Recursos Pesqueiros, Florestas, Informática e Secretariado; cursos técnicos de nível médio na forma integrada na modalidade de Educação de Jovens e Adultos em Manutenção e Suporte em Informática e Administração.

Na graduação, o campus oferta os cursos de Tecnologia em Agroecologia, Licenciatura em Pedagogia (UAB/EAD), e os Bacharelados em Engenharia de Software e Medicina Veterinária. Na pós-graduação há oferta do curso de especialização em Desenvolvimento, Etnicidade e Políticas Públicas na Amazônia.


LOCALIZAÇÃO

O Campus Manaus Zona Leste possui uma área de 154 (cento e cinquenta e quatro) hectares e localiza-se na Zona Leste da capital amazonense, em uma região onde ocorre um dos mais acelerados processos de urbanização. Segundo estimativas da Prefeitura Municipal de Manaus, esta região possui aproximadamente 500.000 (quinhentos mil) habitantes.


MISSÃO

O IFAM tem como Missão: “Promover a Educação, Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”.

VISÃO

A Visão declarada do IFAM é: “Consolidar o IFAM como referência nacional em Educação, Ciência e Tecnologia”.

VALORES

O IFAM estrutura seus Valores a partir da: acessibilidade e inclusão; respeito e valorização das pessoas; ética e integridade; cidadania e solidariedade, excelência educacional; gestão participativa e transparente; inovação e empreendedorismo; respeito à diversidade; desenvolvimento e sustentabilidade.