Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMZL > INSTITUIÇÃO > A instituição

CAMPUS MANAUS ZONA LESTE

HISTÓRICO

 O IFAM Campus Manaus Zona Leste teve sua origem pelo Decreto Lei Nº. 2.225 de 05/1940, como Aprendizado Agrícola Rio Branco, com sede no Estado do Acre. Iniciou suas atividades em 19 de abril de 1941. Transferiu-se para o Amazonas por meio do Decreto Lei Nº. 9.758, de 05 de setembro 1946 e foi elevado à categoria de escola, passando a denominar-se Escola de Iniciação Agrícola do Amazonas. Posteriormente, passou a ser chamado Ginásio Agrícola do Amazonas.

Em 12 de maio de 1972, foi elevado à categoria de Colégio Agrícola do Amazonas, pelo Decreto Nº. 70.513, ano em que se transferiu para o atual endereço. Em 1979, através do Decreto Nº. 83.935, de 04 de setembro, recebeu o nome de Escola Agrotécnica Federal de Manaus.

Transformou-se em autarquia educacional pela Lei Nº. 8.731, de 16 de novembro de 1993, vinculada ao Ministério da Educação e do Desporto, por meio da Secretaria de Educação Média e Tecnológica - SEMTEC, nos termos do art. 2º, do anexo I, do Decreto Nº. 2.147, de 14 de fevereiro de 1997.

Em face da Lei Nº 11. 892, sancionada pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia de 29 de dezembro de 2008, a Escola Agrotécnica Federal de Manaus passou à condição de Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas – IFAM, contexto em que passou a denominar-se Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Campus Manaus Zona Leste.

O Campus Manaus Zona Leste, mesmo com o plano de expansão da rede, ainda recebe alunos dos 62 (sessenta e dois) municípios do Estado e também discentes de outras regiões do Brasil.

LOCALIZAÇÃO

O Campus Manaus Zona Leste possui uma área de 154 (cento e cinquenta e quatro) hectares e localiza-se na Zona Leste da capital amazonense, em uma região onde ocorre um dos mais acelerados processos de urbanização. Segundo estimativas da Prefeitura Municipal de Manaus, esta região possui aproximadamente 500.000 (quinhentos mil) habitantes.

MISSÃO

Formar cidadãos aptos a aplicar, gerar e difundir conhecimento, capazes de interagir no setor produtivo agropecuário, agroindustrial e de serviços, atuando como agentes de desenvolvimento sustentável na Amazônia.

VISÃO

Consolidar o IFAM – Campus Manaus Zona Leste como Centro de Excelência Pedagógica na formação profissionalizante e tecnológica de alta qualidade, visando à construção de cidadãos comprometidos e capacitados às novas demandas de mercado.

 VALORES

Nossos valores estão pautados na ética, responsabilidade, justiça, valorização humana e qualidade no ensino.

OBJETIVOS

 O IFAM Campus Manaus Zona Leste, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Decreto Nº. 5.154, de 23 de julho de 2004 e Portaria MEC Nº. 646, de 14 de maio de 1997, tem por objetivos:

I) Desenvolver educação profissionalizante nos diversos níveis: básico, técnico e tecnológico e bacharelado, capacitando profissionais para o mundo do trabalho, investindo ainda no fortalecimento da cidadania;

II) Colaborar para o desenvolvimento do setor primário e de serviços da região através de ações articuladas com os arranjos produtivos e a sociedade em geral;

III) Operacionalizar mecanismos de pesquisa e extensão;

IV) Desenvolver metodologias próprias, visando à efetiva articulação da educação, produção e pesquisa;

V) Realizar avaliação institucional qualitativa e quantitativa de forma dinâmica e constante com a participação dos diversos segmentos envolvidos;

VI) Ministrar o ensino técnico, na sua forma regular, nas diversas áreas do conhecimento, principalmente: agropecuária, recursos pesqueiros, florestal, industrial, gestão, e serviços dentre outros.