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Aproveitamento de Atividades

por Comunicação cmzl publicado 16/07/2021 10h40, última modificação 27/07/2021 22h27

Aproveitamento de atividades

  • Aproveitamento profissional

O emprego registrado em carteira de trabalho, de atividades de trabalho autônomo ou de prestação de serviços e de proprietário de empresa poderão ser validados como Estágio Profissional Supervisionado, desde que estejam diretamente relacionados à habilitação profissional do discente/estagiário, após o parecer pedagógico favorável do Comitê de Extensão, Pesquisa e Inovação Tecnológica do IFAM Campus Manaus Zona Leste ou Coordenador do Curso e do parecer técnico favorável da Coordenação de Extensão e Relações Comunitárias (CERC).

Para o aproveitamento, as atividades devem ter sido desenvolvidas a partir do período de sua habilitação para o estágio dentro do curso e com duração mínima de 06 (seis) meses. O discente deverá elaborar e defender um Relatório Final perante a Banca Examinadora, seguindo os mesmos ritos aplicáveis para o Estágio curricular.

Durante as atividades de aproveitamento profissional, a elaboração de Relatório Final e defesa perante banca examinadora, o(a) discente deverá ser acompanhado(a) por um(a) docente orientador(a), indicado no momento da requisição do aproveitamento profissional mediante carta de anuência assinada.

 

Para consolidação do aproveitamento profissional, os seguintes procedimentos deverão ser realizados: 

1 – Solicitar a um(a) professor(a) do curso que aceite lhe orientar, preenchendo e assinando o Formulário 2 (baixe aqui );

2 - Preencher o formulário de inscrição (disponível no link https://forms.gle/3yCKc3BFNdC29Xhv7) e anexar o documento solicitado;

3 - O pedido será avaliado e a resposta será dada pelo e-mail indicado no ato da inscrição. Sendo aprovado, o(a) discente poderá iniciar a redação do relatório em conjunto com o(a) orientador(a);

4 – O relatório de estágio supervisionado obrigatório será redigido pelo(a) aluno(a), sob os cuidados do(a) professor(a) orientador(a), de acordo com as orientações dispostas no Manual TCC IFAM (baixe aqui ).

5 – Após o período mínimo de 06 (seis) meses de atividades, providenciar a documentação comprobatória necessária ao processo de aproveitamento profissional será de acordo com a modalidade do vínculo profissional (detalhado abaixo). 

 

6 – A marcação das bancas deverá ser realizada pelo(a) orientador(a) em até 14 (catorze) dias corridos antes da data da defesa, mediante preenchimento do formulário disponível no link: https://forms.gle/DGx3rkk4qshwzsQM7 até o dia 16/12/21.

7 – O arquivo digital do relatório deverá ser encaminhado pelo(a) orientador(a) aos integrantes da banca, por meio do e-mail institucional, em até 14 (catorze) dias corridos antes da data da defesa.

8 – Após a marcação das bancas, serão enviados os documentos e procedimentos para defesa ao orientador(a).

IMPORTANTE:

a) A marcação das defesas possui prazo máximo de 16/12/21, pois consideram prazos de 14 dias para ocorrerem as defesas (até 30/12/21) e entrega dos relatórios corrigidos (até 14/01/22).

 

Documentação comprobatória das atividades:

  • ¬ Emprego registrado em carteira de trabalho atuando na Área de Formação:
  • Carteira de Trabalho (CTPS): digitalizar a página que contenha a foto, a página que contenha os dados pessoais e a página do contrato de trabalho;
  • Declaração do Empregador - Deve estar em papel timbrado contendo:  nome do aluno, CPF, número da CTPS, cargo que exerce, data de admissão, horário de trabalho, carimbo do CNPJ da Empresa, assinatura e carimbo do responsável pela Empresa e relação de no mínimo 03 (três) atividades exercidas na empresa relacionadas ao perfil profissional do curso.

 

 

  • ¬ Trabalho autônomo ou prestação de serviços (ramo de atividade na área específica do curso ou afim):
  • Comprovante de Recolhimento de Imposto sobre Serviços (ISS), dos últimos 06 (seis) meses;
  • Recibos de prestação de serviços, contendo carimbo do CNPJ da Empresa, de no mínimo, 3 (três) diferentes tipos de Atividades/tarefas Profissionais relativas ao serviço prestado, relacionadas ao perfil profissional do curso.

 

  • ¬ Proprietário de empresa (ramo de atividade na área específica do curso ou afim):
  • Contrato Social 
  • Declaração emitida em papel timbrado, com CNPJ da empresa, com a descrição de, no mínimo, 3 (três) diferentes tipos de Atividades Profissionais desenvolvidas relacionadas ao perfil profissional do curso

 

 

  • Aproveitamento das atividades de Extensão, Pesquisa e Monitoria:

Os Projetos de Extensão e de Pesquisa correlatas com a área de formação do discente, realizadas no âmbito do IFAM, poderão ter sua carga horária aproveitada como Estágio Profissional Supervisionado, desde que devidamente acompanhadas e avaliadas, utilizando-se dos mesmos procedimentos e critérios para validação do Estágio Profissional Supervisionado, inclusive no cumprimento da carga horária obrigatória.

 

Os critérios e parâmetros de aproveitamento em Cursos Técnicos de Nível Médio respeitarão as seguintes porcentagens:

I - Projetos de Extensão e de Pesquisa: até 100%;

II - Atividades de Monitoria: até 50% apenas em disciplinas técnicas;

III - Outras atividades de Pesquisa e Extensão: até 50%;

 

Os critérios e parâmetros de aproveitamento nos Cursos de Graduação respeitarão os PPCs dos Cursos e a determinação em regulamentação.

 

Para consolidação do aproveitamento das atividades de Extensão, Pesquisa e Monitoria, os seguintes procedimentos deverão ser realizados: 

 

  1. 1. Solicitar à Coordenação de Pesquisa (COPES) a ata de defesa/ficha de avaliação do PIBIC; ou à Coordenação de Extensão e Relações Comunitárias (CERC) a ata de defesa do PIBEX; ou à Coordenação do Curso a Declaração de Conclusão da Monitoria, constando orientador e disciplina.
  2. 2. Preencher o formulário de inscrição (disponível no link  https://forms.gle/vXyB9eLHGaDox8tq8) e anexar os documentos solicitados.
  3. 3. O pedido será avaliado e a resposta será dada pelo e-mail indicado no ato da inscrição.