Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus - Zona Leste > Notícias > Discente do Bacharelado em Engenharia de Software do CMZL desenvolve aplicativo para gerenciamento de tarefas com foco em pessoas com TEA/TDAH

Notícias

Discente do Bacharelado em Engenharia de Software do CMZL desenvolve aplicativo para gerenciamento de tarefas com foco em pessoas com TEA/TDAH

por publicado: 18/12/2023 16h24 última modificação: 18/12/2023 16h24

No dia 07 de dezembro de 2023, das 14h às 18h, ocorreu no auditório do CTDI do Aranouá a II Mostra de Inovação Tecnológica do IFAM-CMZL (II MOIT). O evento é uma ação conjunta das disciplinas de Projeto Integrador, Empreendedorismo, Política Industrial e Inovação Tecnológica e Desenvolvimento de Software para Dispositivos Móveis.

Durante o evento, o discente Luciano dos Santos Neto, do 6º período do curso de Bacharelado em Engenharia de Software, apresentou o aplicativo intitulado “Anyiautizm”. O referido app constitui um mínimo produto viável (MVP), desenvolvido na disciplina de Desenvolvimento de Software para Dispositivos Móveis, sob a orientação do Prof. MSc. José Elislande Breno de Souza Linhares, da Área de Informática, com a finalidade de gerenciar tarefas a serem executadas por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O referido discente é acompanhado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do CMZL, sob a responsabilidade da Pedagoga Jacira Dall’Alba Lima, desde o ingresso no Curso Técnico Subsequente em Informática.

Luciano conta que a motivação para implementação do app foi pessoal. Diagnosticado com TEA, ele destacou que já utilizou diferentes aplicativos para gerenciamento de tarefas disponíveis em serviços de distribuição digital oficial, porém sempre havia recursos a desejar. Portanto, resolveu desenvolver um app com sua identidade, em que todo o projeto de desenvolvimento, desde a elucidação de requisitos até a paleta de cores do ícone, foi pensado em suas necessidades.

Além disso, ele informou que já pensa em possibilidades de melhoria como, por exemplo, incorporar a tecnologia de Aprendizado de Máquina para reconhecer padrões a partir de análise comportamental dos dados gerados no aplicativo. Assim, é possível gerar insights valiosos para as tomadas de decisão pelos usuários.

Para o Prof. Breno, o app apresentado no II MOIT representa o fortalecimento do compromisso do IFAM com uma educação inclusiva, pública, gratuita e de qualidade, alicerçado no eixo Pesquisa e Inovação do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão.