Você está aqui: Página Inicial > Estude no IFAM > Formas de Ingresso

Formas de Ingresso

por Coordenação Geral de Processos Seletivos publicado 14/10/2019 15h31, última modificação 04/02/2022 09h49

Cursos Técnicos de Nível Médio nas Formas Integrada, Concomitante ou na Modalidade EJA

Análise de médias do ensino fundamental: Para seleção e classificação, utilizam-se as médias do 7º e 8º anos do ensino fundamental em Português, Matemática e Ciências. Na inscrição, o candidato insere suas médias individuais. O próprio sistema realiza o cálculo para gerar a Nota Final. A seleção e classificação se dão pelo ordenamento decrescente da Nota Final.
Prova: Essa forma de ingresso é mais frequente para ingresso em Cursos de Educação Indígena ou de Campo. Por exemplo, o Processo Seletivo Diferenciado do campus São Gabriel da Cachoeira conta com prova de redação e de matemática.
 

Cursos Técnicos de Nível Médio na Forma Subsequente ou Especialização Técnica de Nível Médio

Análise de médias do ensino médio: Para seleção e classificação, utilizam-se as médias do 1º e 2º anos do ensino médio em Português, Matemática, Física, Química e Biologia. Na inscrição, o candidato insere suas médias individuais. O próprio sistema realiza o cálculo para gerar a Nota Final. A seleção e classificação se dão pelo ordenamento decrescente da Nota Final.
Prova: Essa forma de ingresso é mais frequente para ingresso em Cursos de Educação Indígena ou de Campo. Por exemplo, o Processo Seletivo Diferenciado do campus São Gabriel da Cachoeira conta com prova de redação e de matemática.
 

Cursos de Graduação

Análise de médias do ensino médio e Redação: Para seleção e classificação, utilizam-se as médias finais de disciplinas dos anos do ensino médio,  em Português, Matemática, Física, Química, Biologia e História. Na inscrição, o candidato insere suas médias individuais. O próprio sistema realiza o cálculo para gerar a Nota média obtida pelo candidato. Também será realizado uma redação em língua portuguesa. A seleção e classificação se dão pelo ordenamento decrescente da Nota Final; ou
Análise de Nota no ENEM: Para seleção e classificação, utiliza-se a Média do candidato no ENEM. Na inscrição, o candidato insere suas notas individuais. O próprio sistema realiza o cálculo para gerar a Média do ENEM. A seleção e classificação se dão pelo ordenamento decrescente da Média do ENEM; ou
SISU: Sistema de Seleção Unificada, é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame; ou

Análise de Coeficiente de Rendimento Acumulado em processos seletivos para Reopção de Cursos, Portadores de Diploma e Transferência Facultativa. A seleção e classificação se dão pelo ordenamento decrescente do Coeficiente de Rendimento Acumulado.