Você está aqui: Página Inicial > Estude no IFAM > Tipos de Cursos

Tipos de Cursos

por Coordenação Geral de Processos Seletivos publicado 14/10/2019 15h29, última modificação 14/10/2019 15h29

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) é uma instituição de Educação Superior, Básica e Profissional, pluricurricular e com 14 campi distribuídos pelo Estado, além de um campus avançado em Manacapuru, um campus avançado em Iranduba e um Centro de Referência em Nova Olinda do Norte.

 

Os Cursos Técnicos de Nível Médio ofertados pelo IFAM são das seguintes formas e modalidades:

 

📌FORMA INTEGRADA é para menores de 18 anos que concluíram o ensino fundamental e desejam cursar o ensino médio técnico. Geralmente diurno, com duração de 3 anos.
- A seleção e classificação considerarão as médias finais de Português, Matemática e Ciências do 7° e 8° anos do Ensino Fundamental.
 
📌A FORMA SUBSEQUENTE é para aqueles que já concluíram o ensino médio regular, independentemente da idade, e desejam complementar seus estudos com um curso técnico de nível médio. Sua duração varia entre 3 e 4 semestres e geralmente ocorre em apenas um turno.
- A seleção e classificação considerarão as médias finais de Português, Matemática, Biologia, Física e Química do 1° e 2° anos do Ensino Médio.
 
📌FORMA CONCOMITANTE é para aqueles que estão cursando o Ensino Médio regular em outra Instituição de Ensino e desejam fazer um Curso Técnico de Nível Médio no IFAM simultaneamente.
Em outras palavras, o discente continuaria o Ensino Médio regular na Instituição que já estudava faria o Curso Técnico no IFAM no contraturno.
- A seleção e classificação considerarão as médias finais de Português, Matemática e Ciências do 7° e 8° ano do Ensino Fundamental.
 
📌MODALIDADE EJA é para maiores de 18 anos de idade que desejam cursar o Ensino Médio Técnico. A forma pode ser integrada, subsequente ou concomitante. Geralmente ocorre no turno noturno.
- As médias finais consideradas para seleção e classificação dependerão da forma do curso (integrada, subsequente ou concomitante).
 
📌ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO é para aqueles que já concluíram o Ensino Médio Técnico e gostariam de se especializar a nível médio. O candidato precisa possuir o Certificado de Conclusão de Curso Técnico de Nível Médio no mesmo Eixo Tecnológico do curso de Especialização Técnica.
- A seleção e classificação considerarão as médias finais de Português, Matemática, Biologia, Física e Química do 1° e 2° anos do Ensino Médio Técnico.

 

Os Cursos de Nível Superior ofertados pelo IFAM são das seguintes modalidades:

 

📌Bacharelado

Cursos de nível superior com duração média de 4 (quatro) anos, tendo como foco a formação científica ou humanística, conferindo ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel, podendo se especializar por meio dos cursos de pós-graduação.



📌Licenciatura

Os profissionais formados nos cursos de Licenciatura podem ministrar aulas na educação básica (ensino fundamental e médio). A diferença curricular entre o bacharelado e a licenciatura é a presença de matérias de cunho pedagógico nos cursos do segundo tipo. É importante destacar que bacharéis não podem ministrar aulas na educação básica. O aluno formado em licenciatura pode mudar a área de atuação com pós graduações, e tornar-se pesquisador ou começar a atuar na área técnica do curso.



📌Tecnologia

São cursos de nível superior com formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, tendo a duração média de 3 (três) a 4 (quatro) anos. Os candidatos interessados devem ter o Ensino Médio completo.



📌Pós-Graduação (Lato sensu e Stricto sensu)

São cursos voltados àqueles que possuem diploma de graduação e que desejam aprofundar seus conhecimentos científicos ou técnico-profissional. Dividindo-se em Lato sensu e Strictu sensu. O primeiro compreende programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma. Já as pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação. Ao final do curso o aluno obterá diploma.

Maiores informações sobre Cursos de Pós-Graduação: http://www2.ifam.edu.br/pro-reitorias/pesquisa-e-inovacao