Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Ensino > PROEN > Cursos > Curso Superior de Tecnologia > Mecatrônica

MECATRÔNICA

Nome do Curso

Mecatrônica

Perfil Profissional

O profissional formado mobiliza conhecimentos e saberes da tecnologia mecânica com a eletrônica e controles microcontrolados, para atuar no projeto, planejamento, supervisão e realização de instalação, manutenção e melhoria dos sistemas de automação robótica, de acordo com as normas técnicas de qualidade e segurança.

Área de Atuação

De acordo com o Catalogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, o tecnólogo em Mecatrônica Industrial tem sua atividade caracterizada pela automação e otimização dos processos industriais “discretos”, atuando na execução de projetos, instalações, manutenção e integração desses processos, além da coordenação em equipes.

Desta forma, o tecnólogo em Mecatrônica pode atuar em Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos e assistência técnica. Indústria metalomecânica, automobilística, aeronáutica, alimentos, química, naval, eletroeletrônica, energia, petroquímica, da área médica. Empresas que utilizem recursos de manufatura digital. Institutos e Centros de Pesquisa. Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.


 

Nível do Curso

Ensino Superior

Eixo Tecnológico

Controle e Processo Industriais

Forma de Oferta

Presencial

Modalidade

Tecnologia

Regime de Matrícula

Semestral

Turno de Oferta

Noturno


 

Organização Curricular

Tempo de Duração do Curso

3 anos

Carga Horária Total do Curso

2.480 horas

Pré-Requisito Necessário

Ensino Médio completo 

Resolução de Autorização

RESOLUÇÃO Nº. 023-CONDIR/CEFET-AM, de 19 de Dezembro de 2006

Campus ofertado

Manaus Distrito Industrial