Notícias
Professores do Ifam/ CMDI realizam orientações de projetos inovadores
Relevância científica e social
Neste período letivo 2025/1, como parte de suas ações docentes, os servidores: Carlos Gomes Fontinelle e Celso Souza Cordeiro, vem realizando a orientação de diversos Trabalhos de Conclusão de Curso.
O trabalho de conclusão de curso, também designado como TCC, constitui-se em atividade acadêmica, guiada pelos princípios da relevância científica e social, tem como objeto de estudo a área de conhecimento relacionada ao Curso, desenvolvido mediante orientação, acompanhamento e avaliação docente. Além da atuação dos orientadores que participam como presidente das bancas de avaliação escrita e da apresentação oral do TCC, conforme Resolução Nº 43 CONSUP/ IFAM, de 22 de agosto de 2017, também contribuiram como avaliadores nas sessões de defesa pública, os servidores; Alyson de Jesus dos Santos, Alexandre Lopes Matiniano, Ewerton Andrey Godinho Ribeiro e Jonatas Micael Vieira de Lima.
O professor Carlos Gomes Fontinelle, Bacharel em Engenharia Industrial Elétrica, Especialista em Informática na Educação e Mestre em Ciências e Meio Ambiente, ressaltou que "o aluno RÔMOLO DE SÁ OLIVEIRA do Curso de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações (TST), em virtude de sua recente aprovação na defesa de seu TCC, será mais um dos laureados na próxima colação de grau" a correr no dia 09/05/2025 (sexta-feira) às 18:30h no Auditório Célio Alves de Almeida-CMDI.
O professor Celso Souza Cordeiro, Engenheiro Elétrico, Especialista em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Automação, já orientou 10 alunos do Curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial (TMI) neste semestre, e também já concluiu mais 9 orientações de alunos do Curso (TST), deste total 7 alunos do Curso (TMI) aprovados nas bancas e mais 8 de TST também se formarão na próxima sessão solene de formatura, de maio deste ano.
De acordo com o professor Celso Souza Cordeiro, sobre o trabalho de orientação realizado "é possível destacar fundamentalmente a relação ensino, pesquisa e extensão, promovendo o desenvolvimento do ensino técnico e tecnológico na região amazônica. Por meio da orientação de projetos inovadores e contextualizados — como sistemas automatizados para hidroponia sustentável, redes de sensores aplicadas à Indústria 4.0, energias renováveis para comunidades ribeirinhas, TV digital em regiões remotas, robótica AGV e IoT na telemetria industrial" disse.
Segundo o Diretor geral do Ifam/ Campus Manaus Distritio Industrial (CMDI), professor Nivaldo Rodrigues e Silva, estes são bons exemplos a serem seguidos, pois nossos alunos confiam e contam com o nosso Colegas professores para essas orientações".
Uma vez que, os docentes contribuiram ativamente para a formação de estudantes críticos, criativos e comprometidos com a transformação social e tecnológica. Cada proposta orientada reflete a busca por soluções práticas às demandas locais, respeitando o clima, a geografia e as necessidades específicas da Amazônia Legal. Ao integrar teoria e prática, esses projetos fortalecem a autonomia dos alunos, fomentam a pesquisa aplicada e possibilitam o contato direto com desafios reais, impulsionando a inovação e a sustentabilidade.
Assim, os professores orientadores, com apoio da Direção Geral, da DIREN e das Coordenações dos Cursos do Ensino Superior, exercem papel estratégico na consolidação do IFAM como referência em educação profissional, científica e tecnológica, contribuindo para o avanço da ciência e o desenvolvimento regional com foco na inclusão e na melhoria da qualidade de vida da população e na formação de seus alunos.