Notícias
Projeto de Extensão "CMDI de Portas abertas" recepciona Estudantes da Escola Municipal Santa Rosa II
por
publicado:
09/08/2025 19h41
última modificação:
09/08/2025 19h43
Acolhida institucional
Estudantes da Escola Municipal Santa Rosa II participaram da visita ao IFAM – Campus Manaus Distrito IndustrialNa manhã desta sexta-feira 08 de julho de 2025, o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) – Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI), por meio da Diretora de Extensão, Pesquisa, Pós Graduação e Inovação Tecnológica (DIPEXPI) recebeu com entusiasmo a visita dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A atividade fez parte do Projeto IFAM/CMDI de Portas abertas, um projeto de extensão, que tem como objetivo promover o acesso à informação sobre a educação técnica e superior pública, despertando nos jovens o interesse por percursos formativos alinhados à inovação, à tecnologia e ao desenvolvimento científico e ingressos aos cursos ofertados pelo IFAM.
A programação teve início no auditório do campus, onde os estudantes foram calorosamente recepcionados pela equipe pedagógica e administrativa da instituição. Durante a apresentação, foram detalhados os cursos técnicos integrados ao ensino médio e os cursos superiores ofertados pelo IFAM/CMDI, assim como os diversos caminhos de ingresso disponíveis. Entre eles, destacou-se o Processo Seletivo para os cursos técnicos, que considera o desempenho do aluno no Ensino Fundamental como critério de classificação, e o ingresso por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada) para os cursos de graduação, com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
A equipe do campus também compartilhou informações sobre a proposta pedagógica do IFAM, baseada em uma formação integral que alia conhecimento técnico e científico a uma sólida base humanística e cidadã. Foram apresentadas ainda as oportunidades de participação dos alunos em projetos de pesquisa, extensão e inovação, além dos programas de assistência estudantil, fundamentais para garantir permanência e êxito na trajetória acadêmica.Após a acolhida institucional, os mais de 50 alunos foram encaminhados para os laboratórios nas dependências do campus. A primeira parada foi a biblioteca, a qual os visitantes puderam ver e entender todo o espaço ofertado a comunidade acadêmica, e o vasto acervo ofertado aos estudantes. Logo após, no Laboratório de Telecomunicações puderam entender como funciona todo o processo de ligações às redes, transmissão de informações por meios eletrônicos que abrangem nossa cidade.
No Laboratório de Química, os estudantes assistiram a pequenas demonstrações práticas que encantaram a todos, despertando o interesse pelas ciências naturais e pela pesquisa experimental, fazendo de forma prática e lúdica interessando-os nos processos experimentais. Finalizando no Laboratório de CLP, os alunos tiveram contato com o controle programável, muito utilizado no PIM (Polo Industrial de Manaus) para programação dos grandes maquinários, ademais puderam ver um dos grandes avanços com a sustentabilidade que o Campus Manaus Distrito Industrial pode oferecer, a rede de placa solares, trazendo energia limpa e de forma sustentável para todo o campus.Os alunos se mostraram bastante entusiasmados e interessados em todos os laboratórios, fazendo perguntas e participando de todas as atividades.
Mais do que uma simples visita, a experiência proporcionou aos alunos uma verdadeira imersão no universo do IFAM, revelando caminhos possíveis para uma formação de qualidade que alia ensino, pesquisa e extensão. A atividade contribuiu para ampliar o repertório dos estudantes e inspirá-los a traçar planos futuros que incluam o ingresso em uma instituição pública e gratuita, reconhecida por sua excelência no ensino técnico e superior.
O IFAM – Campus Manaus Distrito Industrial agradece à Escola Municipal Santa Rosa II pela parceria e pela confiança, reafirmando seu compromisso de contribuir com a formação de jovens cidadãos preparados para os desafios do mundo contemporâneo, pautados pelo conhecimento, ética e responsabilidade social.







