Atribuições e Estrutura da COMP
São competências do Coordenador de Compras:
i. Processar as compras e contratações de bens e serviços de acordo com as determinações legais e de sua responsabilidade;
ii. Coordenar, processar e acompanhar os trâmites relativos às compras no âmbito da Reitoria do IFAM;
iii. Analisar os processos licitatórios quanto às formalidades administrativas necessárias, sem entrar no mérito da motivação, entendendo a autonomia da unidade e o planejamento institucional;
iv. Realizar a pesquisa de preços para a aquisição de bens e contratação de serviços em geral, requisitando o apoio do demandante se necessário, nos termos das leis e normas específicas do objeto;
v. Emitir parecer técnico, com a análise crítica dos preço pesquisados, indicando a modalidade de licitação a ser empregada e o preço de referência, nos termos das leis e normas específicas do procedimento;
vi. Encaminhar, orientar e acompanhar a análise das propostas pela área técnica (demandante);
vii. Propor e elaborar manuais referentes a sua área de atuação;
viii. Orientar as áreas técnicas e requisitantes na elaboração do Termo de Referência;
ix. Submeter os processos licitatórios à análise jurídica junto à Procuradoria Federal;
x. Elaborar documentos padronizados de acordo com os padrões exigidos pelos órgãos de controles e Procuradoria Federal para uso das unidades nos processos de contratações;
xi. Desenvolver outras atividades inerentes à unidade, função ou cargo, mas de interesse da Administração.