Notícias
Recém-credenciado, CECANE/IFAM participa de encontro nacional
Entre os dias 13 e 14 de julho, a cidade do Rio de Janeiro sediou o 8º Encontro dos Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE). Recém-credenciado, o CECANE/IFAM esteve representado pela coordenadora do projeto, Nara Bezerra e pela coordenadora adjunta, Karine Lima, nas mesas temáticas.
Durante dois dias, os participantes do evento puderam trocar experiências e conhecimentos técnicos relacionados à gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além da oportunidade em aprofundar a parceria entre FNDE e CECANEs.
Além do CECANE/IFAM, os institutos federais de Pernambuco (IFPE), do Mato Grosso (IFMT) e as universidade federais do Acre (UFAC), do Alagoas (UFAL), do Espírito Santo (UFES), de Sergipe (UFS) e do Mato Grosso do Sul (UFMS) foram credenciados recentemente e expuseram os produtos, contextos e expectativas de sua região.
Ao apresentar os quatros produtos do CECANE/IFAM, a coordenadora do projeto, Nara Bezerra, reafirma a importância da iniciativa para a região amazônica. “O encontro nos faz ter noção da dimensão e importância do CECANE para o desenvolvimento da agricultura familiar, principalmente em relação à alimentação adequada para os estudantes no Amazonas”, afirmou.
Durante a mesa temática “PNAE nas Escolas Federais”, a coordenadora adjunta, Karine Lima, apresentou como o PNAE é executado no Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Ela ainda destacou os desafios em garantir alimentação de qualidade aos estudantes da região. “São inúmeros os desafios para atender aos princípios da segurança alimentar e nutricional. Eles vão desde as dificuldades geográficas, o alto valor dos produtos, a falta de estrutura nas escolas até o quadro técnico insuficiente nestes locais”, disse ela.
Além disso, a região amazônica tem uma série de peculiaridades que a torna diferente de outras regiões no Brasil. Uma delas é em relação a aquisição de gêneros alimentícios produzidos pela agricultura familiar para serem utilizados na alimentação escolar. “O período de chuvas traz outros gargalos na parte de plantio, colheita e, principalmente, no escoamento da produção que tem seus custos mais elevados. Defendemos que os cardápios devem ser elaborados respeitando os hábitos e cultura alimentar local, viabilizando o controle social por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar e, também, valorizando o desenvolvimento sustentável e a agricultura familiar local”, relatou a coordenadora adjunta do CECANE/IFAM.