Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO > ENSINO > Graduação > Engenharia de Aquicultura

ENGENHARIA DE AQUICULTURA

O curso de Engenharia de aquicultura tem objetivo formar profissionais em nível de graduação, capazes em contribuir com o desenvolvimento da aquicultura brasileira, em especial da região metropolitana de Manaus, maior consumidora de pescado da Amazônia, e demais estados do Norte do Brasil. São objetivos específicos do curso: 1. proporcionar formação holística, cidadã e ética; 2. Preparar profissionais para desempenhar funções na área de aquicultura e de beneficiamento de pescado, empregando técnicas adequadas de gestão em processos de planejamento, organização e controle dos recursos; 3. Prover o aluno do  conhecimento  legal  e  técnico-científico  dos  processos  de planejamento, organização, execução e controle das atividades inerentes às atividades aquícolas; 4. Desenvolver a capacidade empreendedora dos profissionais; 5. Contribuir para a promoção da democratização do ensino e elevação do nível de qualificação profissional; 6. Buscar o aperfeiçoamento profissional continuado, integrando os conhecimentos adquiridos com a realidade local, regional e nacional; 7. Desenvolver competências técnicas e gerenciais, preservando o equilíbrio entre aspectos teóricos e práticos, favorecendo a participação dos alunos em atividades produtivas e significativas do ponto de vista educacional e da aquicultura; 8. Inserir no mercado de trabalho profissionais capazes de realizar a integração institucional do IFAM à comunidade e setores produtivos; 9. Aprimorar   a   capacidade   de   interpretação,   reflexão   e   análise   acerca   dos conhecimentos adquiridos, bem como a integração e síntese dos mesmos; 10. Formar profissionais com responsabilidade social e ambiental; 11. Absorver e gerar tecnologias para o desenvolvimento de técnicas de manejo, controle e automação da aquicultura que atendam as especificadades da região Amazônica; 12. Realizar pesquisa e extensão de qualidade para promover o desenvolvimento da aquicultura na região de Metropolitana de Manaus.

ÁREA DE ATUAÇÃO

O profissional Engenheiro de Aquicultura tem competência para atuar nas diversas áreas da aquicultura, entre elas, o cultivo de espécies aquícolas, construções para fins aquícolas, ecologia e aspectos de meio ambiente, análise e manejo da qualidade da água e do solo, melhoramento genético de espécies aquícolas, diagnóstico de enfermidades de espécies aquícolas, processos de reutilização da água para fins de aquicultura, alimentação e nutrição de espécies aquícolas, beneficiamento de espécies aquícolas, mecanização e automação para aquicultura.

FICHA DO CURSO

NOME DO CURSO: ENGENHARIA DE AQUICULTURA

Eixo Tecnológico ou Área do conhecimento: Recursos Naturais

Titulação conferida: Bacharel em Engenharia de Aquicultura

Nível: Superior

Modalidade: Presencial

Grau Acadêmico: Bacharelado

Duração: 05 anos/10 semestres

Conselho de Classe: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA

Regime escolar: Semestral (100 dias letivos) ou disciplinas modulares dentro do semestre

Forma de ingresso: Processo seletivo público/ vestibular classificatório, Exame Nacional do Ensino Médio, transferência, reingresso, re-opção entre cursos ou áreas afins, ingresso para portadores de diploma, Edital de Demanda Social

Número de vagas anuais: 30

Turno de funcionamento: Matutino e Vespertino

Regime de matrícula: A matrícula é realizada semestralmente, por disciplina

Início do Curso: 2019.1

Prazo de integralização mínimo: 05 anos

Prazo de integralização máximo:  09 anos e meio

Carga Horária das disciplinas obrigatórias: 3.240 h

Carga horária total de disciplinas optativas: 160 h

Carga horária total de atividades curricularizadas de extensão: 390 h

Carga Horária de Estágio Supervisionado: 160 h

Carga Horaria do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC): 160 h

Carga Horária de Atividades Complementares: 160 h

Carga Horária Total do Curso: 3.880 h

Autorização de funcionamento: Resolução  21 – CONSUP/IFAM/2018.

Autorização de funcionamento: Resolução Nº 070 – CONSUP/IFAM/2023.

MATRIZ CURRICULAR

VEJA AQUI

CORPO DOCENTE

VEJA AQUI

COORDENAÇÃO DO CURSO

VEJA AQUI

DOCUMENTOS DO CURSO

VEJA AQUI