Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO > Notícias > IFAM Itinerante desenvolve atividades na zona rural de Presidente Figueiredo

IFAM Itinerante desenvolve atividades na zona rural de Presidente Figueiredo

Parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a atividade visou aumentar a aproximação entre o IFAM e o público rurícola do município
por cgti publicado: 17/11/2017 17h00 última modificação: 18/11/2017 20h50

Nessa edição de 2017, o IFAM Itinerante dirigiu-se à Escola Municipal Nova Jerusalém, Comunidade Nova Jerusalém, localizada à margem esquerda do km 179 da rodovia BR-174. A atividade ocorreu na segunda-feira, dia 23 de outubro e contou com a participação de diversos servidores, os quais desenvolvem diversas atividades lúdicas e educativas, destinadas à divulgação da ciência e tecnologia entre os moradores da zona rural de Presidente Figueiredo.

Sabão ecológico – destinada ao público em geral, o minicurso visou demonstrar como produzir sabão caseiro a partir do óleo de cozinha que é jogado no lixo. O sabão é considerado ecológico por reduzir o descarte desse óleo no ambiente. Desa maneira, além de ensinar um método fácil para economizar dinheiro em casa, a atividade também estimula a conscientização ambiental ao mostrar que é possível aproveitar parte dos resíduos domésticos para produzir itens de necessidade.

Origami – Com a participação de estudantes do Ensino Fundamental e docentes, a Oficina de Origami teve como objetivo apresentar a Matemática presente na arte do Origami. O Origami é a arte tradicional japonesa de dobrar papel, criando representações de determinados seres ou objetos com dobras geométricas sem cortar ou colar papel.

Brincando com a Matemática – teve o objetivo de trabalhar a Matemática de forma mais lúdica, com jogos como o Tangram, dominó de figuras geométricas e equações, jogo com palitos e a Torre de Hanói que estimulam o raciocínio lógico-matemático e a concentração, tentando mostrar que a Matemática pode ser divertida e acessível a todos que a queiram.

figuraHanoi.jpg

Espanhol para Iniciantes – desenvolvida com estudantes do Ensino Fundamental e docentes, o curso teve como objetivo apresentar a importância de se aprender o Espanhol na região em qual vivem devido ao grande fluxo de turista Hispanohablantes que visitam a região de Presidente Figueiredo. Foram apresentadas maneiras de saudar, se apresentar, de se comunicar em geral, além de conhecer alguns nomes de frutas e verduras que são produzidos na região de Presidente Figueiredo.

Cantando em inglês – também realizada com estudantes do Ensino Fundamental e docentes. O minicurso foi bastante proveitoso e motivou os participantes a aprender língua inglesa.